Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Brasil apresenta Governo Eletrônico em evento no Canadá

Notícias

Brasil apresenta Governo Eletrônico em evento no Canadá

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 7/3/2006 - A experiência do governo eletrônico brasileiro foi tema hoje, dia 7, de um Workshop no Canadá em evento da Rede de Governo Eletrônico da América Latina e do Caribe (GEALC).

O secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, falou sobre os benefícios do Governo Eletrônico para ampliar a transparência das decisões oficiais, em respeito aos usuários públicos.

O evento, que vai até 8 de março em Ottawa, busca compartilhar as experiências canadenses de Governo Eletrônico com os demais países. Os conferencistas devem analisar a aplicação e avanços obtidos pelo Canadá na área e verificar o progresso e situação do Governo Eletrônico na América Latina e no Caribe. A Rede GEALC reúne mais de 30 líderes governamentais que representam 17 países da região.

Em sua apresentação, o secretário destacou que a promoção da cidadania é uma prioridade para o projeto de governo eletrônico. "Vemos muito claramente que as obrigações são muito bem implementadas no governo eletrônico, mas o conjunto dos direitos não é", afirmou Santanna.

Ele salientou que normalmente no governo eletrônico, o mundo das obrigações sai na frente do mundo dos direitos porque diz respeito a contas que o cidadão deve para o estado. "Uma das coisas que temos promovido e repensado é a eqüidade na oferta de informações tanto para os direitos quanto para os deveres".

O secretário acrescentou que além de atuar na promoção da cidadania, o Governo Eletrônico brasileiro também incentiva a modernização das organizações públicas, dissemina a tecnologia da informação e comunicação, promove práticas de gestão do conhecimento e oferece mais transparência em todas as ações do Governo Federal.

Segundo ele, entre suas diretrizes centrais estão: promoção da cidadania como prioridade; indissociabilidade entre inclusão digital e governo eletrônico; utilização de software livre como recurso estratégico; gestão do conhecimento como instrumento estratégico de articulação e gestão das políticas públicas; racionalização dos recursos; adoção de políticas, normas e padrões comuns; e integração com outros níveis de governo e com os demais poderes.

Telexpo 2006

O secretário Rogério Santanna também participa como painelista do congresso da Telexpo 2006, evento voltado para a área de telecomunicações que reúne governo e setor privado do Brasil e da América Latina, para debater o impacto das suas ações no desenvolvimento da tecnologia nacional e nos negócios das corporações.

Santanna falará sobre Governo Eletrônico e Indicadores de Negócios no dia 9 de março, às 14h, e às 16h30 sobre a importância de um plano nacional de banda larga
para o país.

A Telexpo 2006 ocorre em São Paulo, de 7 a 10 de março e conta nesta edição com os fóruns: Governo e Negócios; Gestão da Convergência; Wireless e Mobilidade; VoIP e Banda Larga; e Tecnologias Emergentes.