Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Banda larga é tema de publicação da Câmara dos Deputados

Notícias

Banda larga é tema de publicação da Câmara dos Deputados

publicado:  16/04/2015 15h20, última modificação:  16/04/2015 15h20

Brasília, 9/12/2009 - Alternativas de Políticas Públicas para a Banda Larga é o tema do 6º Caderno de Altos Estudos da Câmara dos Deputados, lançado hoje em Brasília. O secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, autor de um dos artigos da publicação, participou da solenidade realizada no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

Santanna defende a universalização do acesso aos serviços de banda larga no País e que o Estado deve prover essa infraestrutura para ampliação do atendimento à população. Na sua opinião, o Governo Brasileiro deve utilizar as fibras ópticas já instaladas pelas distribuidoras de energia elétrica ao longo do território do país para democratizar o acesso a essa tecnologia.

O Ministério do Planejamento participa da elaboração do Plano Nacional de Banda Larga que ainda aguarda uma definição por parte do presidente Lula de como o projeto deverá ser executado. Segundo o secretário de Logística e Tecnologia da Informação, a intenção é levar essa tecnologia também às regiões do interior do Brasil, especialmente as mais excluídas, reduzindo o custo e aumentando a velocidade da banda disponível atualmente.

“Precisamos interiorizar o desenvolvimento para oferecer oportunidade de emprego e renda para todas as regiões e prestar serviços de governo eletrônico mais eficientes para essa população, ressaltou. Ele disse que o Brasil tem a banda larga mais cara do mundo e ainda insuficiente porque só existe nos grandes centros e regiões ricas do país.

O presidente do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica, o deputado Inocêncio de Oliveira, disse durante a solenidade que o sonho de todo o brasileiro hoje é ter internet gratuita e que todo o prefeito do país almeja fazer do seu município uma cidade digital. O deputado Paulo Henrique Lustosa, membro do Conselho, lembrou que a publicação traz propostas imprescindíveis para que o Brasil possa universalizar o acesso à banda larga.