Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Arquitetura e-ping para troca de informações entre sistemas tem nova versão

Notícias

Arquitetura e-ping para troca de informações entre sistemas tem nova versão

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 21/12/2005 - A versão 1.5 da arquitetura e-PING - Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico - já está disponível no endereço www.eping.e.gov.br. O documento atualiza as especificações técnicas contidas na versão 1.0 e faz uma revisão dos cinco segmentos que compõe essa arquitetura: interconexão; segurança; meios de acesso; organização e intercâmbio de informações; e áreas de integração para Governo Eletrônico.

Também traz ajustes na estrutura do texto, além de alterações nas especificações, como protocolos e normatizações, que sofreram mudança no decorrer deste ano. Foram incluídos, ainda, novos itens como, por exemplo, padrões de documentos no capítulo estações de trabalho. Para 2006, vão ser complementadas especificações hoje existentes e será ampliada a divulgação dos Padrões de Interoperabilidade junto aos órgãos do governo por meio da realização de seminários técnicos e participação em eventos.

Nesse sentido, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e demais órgãos que compõe a coordenação da e-PING, promoveram no dia 13 de dezembro um seminário técnico para discutir a aplicação da arquitetura no Governo Federal. O evento contou com a participação de representantes de 28 órgãos públicos.

A arquitetura e-PING define políticas e especificações técnicas que possibilitam, mesmo para sistemas com aplicações diferentes, a geração e troca de informações em tempo real. Também estabelece as condições de interação do Governo Federal com os demais poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral.

Mais informações podem ser obtidas pelo endereço: www.eping.e.gov.br.