Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > 9ª Oficina debate expansão da banda larga a partir de terça-feira

Notícias

9ª Oficina debate expansão da banda larga a partir de terça-feira

publicado:  16/04/2015 15h20, última modificação:  16/04/2015 15h20

Brasília, 18/6/2006 - Brasília sedia entre os dias 22 e 24 de junho a 9ª Oficina para Inclusão Digital. Promovido pelo Ministério do Planejamento, o evento será aberto com uma plenária sobre o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que pretende viabilizar a democratização do acesso à internet no Brasil. Essa é uma das principais reivindicações expressas pelas organizações sociais e participantes desde as primeiras edições da oficina que começou a ser realizada em 2001.

A assessora de inclusão digital da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Cristina Mori, ressalta que o evento será promovido no período em o que o governo viabiliza a implantação do PNBL. A meta do programa, lançado em maio deste ano, é oferecer internet à população de baixa renda e expandir de 11 milhões para cerca de 40 milhões o número de domicílios com acesso à internet de alta velocidade, até 2014.

Cristina lembrou que a Oficina para Inclusão Digital é um momento importante de troca de experiências e de informações entre pessoas envolvidas na inclusão digital: “Esse debate permite melhorar a política pública tanto na sua concepção, na avaliação do que a gente vem fazendo como governo, mas também com o objetivo de ajudar quem está lá na prática todo o dia atuando e precisa desse apoio para melhorar o seu dia-a-dia, afirma.

O evento reunirá monitores de telecentros, representantes de instituições de apoio à inclusão digital, gestores de projetos governamentais e privados, membros de conselhos gestores, além de profissionais, estudantes e pesquisadores da área.

Além de banda larga, o evento vai debater as ações do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades - Telecentros.BR. A programação prevê ainda discussões sobre o Marco Civil da Internet, lixo eletrônico, redes sociais, educação a distância, balanço das ações de inclusão digital realizadas no país de 2001 a 2010, e oficinas práticas.
 
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficina.inclusaodigital.gov.br/

Banda Larga
O PNBL será apresentado pelo presidente da Telebrás, Rogério Santanna, e pelo coordenador de projetos de inclusão digital da Presidência da República, Cezar Alvarez. A plenária será no dia 22 de junho, às 14h20, na Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio. Segundo Santanna, a conexão é um dos pontos críticos do processo, sobretudo nas regiões remotas. “E é justamente nessa área que o Plano Nacional da Banda Larga vai atuar, para resgatar uma dívida social com a população excluída desse serviço, destaca.

Santanna também ressaltou que a Oficina para Inclusão Digital tem atuado como um espaço de interlocução com a sociedade civil organizada e com os movimentos sociais que trabalham com a inclusão digital: “A oficina apontou várias questões que depois acabaram resultando em políticas públicas, acrescenta.

A 9ª Oficina para Inclusão Digital é organizada pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI) em parceria com o Comitê Técnico de Inclusão Digital do Governo Federal, atualmente coordenado pela Dataprev, e pelas instituições Sampa.org, Rede de Informações para o Terceiro Setor (RITS), Cidadania Digital, Coletivo Digital, Projeto Saúde & Alegria e Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos (IPSO).


9ª Oficina para Inclusão Digital Local: Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC, SGAS 902  Sul – Bloco C)
Data: 22 a 24 de junho
Inscrições: oficina.inclusaodigital.gov.br
Email: oficinainclusaodigital@gmail.com
Twitter: OficinaID
Blog: http://oficina.inclusaodigital.gov.br/blog/
Programação: http://oficina.inclusaodigital.gov.br/files/2010/Grade_9OficinaID.pdf