Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Programa de Aceleração do Crescimento - PAC > Notícias > Sistema de abastecimento de água beneficia comunidade quilombola de Lagoa das Piranhas (BA)

Notícias

Sistema de abastecimento de água beneficia comunidade quilombola de Lagoa das Piranhas (BA)

Obra teve investimento de R$ 750 mil do PAC e também beneficia uma escola municipal

publicado:  17/07/2015 17h52, última modificação:  17/07/2015 17h52

Cerca de 340 pessoas que vivem na comunidade quilombola de Lagoa das Piranhas, em Bom Jesus da Lapa (BA), estão sendo beneficiadas com sistema de abastecimento de água construído pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Além das 77 famílias residentes no local, a obra beneficia uma escola municipal que atende a localidade.

O investimento na obra foi de aproximadamente R$ 750 mil, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O sistema de abastecimento teve a gestão repassada para a Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa, que, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), efetua a operação e manutenção. A captação é feita no rio São Francisco por meio de um braço do rio que forma a Lagoa das Piranhas.

Fotos: Divulgação /Codevasf

“É importante salientar que este sistema representa uma luta antiga da comunidade. A Codevasf teve grande importância desde a elaboração até a conclusão do sistema e tem sido sempre uma grande parceira das comunidades, principalmente quilombolas. O governo reconheceu a necessidade das políticas públicas nessas comunidades o que representa uma grande vitória dos movimentos sociais. E hoje estamos colhendo os frutos de mais uma ação do governo, de uma instituição que vem trabalhando para reparar essas adversidades e também da própria comunidade que vem buscando seu desenvolvimento”, disse Cláudio Pereira, coordenador do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e líder comunitário local.

O sistema de abastecimento foi implantado para aliviar os efeitos da estiagem prolongada que atinge a região, aumentando a qualidade de vida da comunidade quilombola. “A água tratada possui esse papel de trazer mais qualidade de vida para as pessoas da nossa comunidade. Uma boa água reflete diretamente na saúde dessas pessoas. E a Codevasf tem feito um grande trabalho aqui na região e tem trazido para a gente essa alegria de ter sido beneficiado com o abastecimento de água”, complementou Cláudio Pereira.

A obra foi entregue oficialmente à comunidade no último final de semana, contando com a presença do superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Lourival Gusmão, autoridades estaduais e municipais, além de moradores da região.

Fonte: Codevasf