Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Programa de Aceleração do Crescimento - PAC > Notícias > Museu de Fauna da Caatinga construído pelo PISF obtém registro do Ibram

Notícias

Museu de Fauna da Caatinga construído pelo PISF obtém registro do Ibram

Localizado em Petrolina (PE), museu foi construído com recursos do Projeto de Integração do Rio São Francisco

publicado:  03/07/2015 18h17, última modificação:  03/07/2015 18h17

Desde segunda-feira (29), o Museu de Fauna da Caatinga, localizado em Petrolina (PE), faz parte do cadastro nacional do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura, que tem mais de três mil instituições museológicas registradas. O museu, que abriga rica coleção de animais do bioma, foi construído com recursos do Projeto de Integração do Rio São Francisco, executado pelo Ministério da Integração Nacional.

O Museu da Fauna da Caatinga é o braço de educação ambiental do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Petrolina. O Cemafauna também faz parte do legado do Projeto São Francisco para a comunidade científica e para toda a sociedade.

Foto: Wesley Lopes/Divulgação

A coleção do museu inclui espécies que rastejam, andam e voam pelo sertão, inclusive insetos. Os animais passaram pelo processo de taxidermia e podem ser tocados. Deficientes visuais interessados na fauna têm a oportunidade de conhecer as formas e as características de plumagem, corpo, pelos e da pele de anfíbios. Painéis sensíveis ao toque mostram diferentes trechos do Projeto São Francisco e os animais encontrados em cada local.

Cerca de sete mil pessoas já visitaram o museu, entre grupos de estudantes, turma de professores, pesquisadores e turistas que estiveram em Petrolina ou na cidade vizinha Juazeiro (BA). O professor Luiz Cezar Pereira, coordenador do Cemafauna, comemora a conquista. "Nós queremos divulgar a riqueza da caatinga, desconhecida da maioria da sociedade", disse.

Serviço
Museu da Fauna da Caatinga, aberto de terça a sexta-feira, das 14h às 18h, e aos sábados, das 9h às 11h. Para agendar visitas e obter mais informações o telefone é (87) 2101-4821 e o e-mail museu.cemafauna@univasf.edu.br
No local, funciona uma loja de produtos do Cemafauna, com camisas, bonés, bolsas, canecas, quebra-cabeças, chaveiros, cartões postais, além de livros sobre da fauna brasileira.
A entrada é gratuita.

Fonte: Ministério da Integração Nacional