Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Internacionais

Assuntos Internacionais

O Ministério do Planejamento formula diretrizes, planeja e coordena políticas e ações para a negociação de programas e projetos do setor público, vinculadas a fontes externas. Avalia pleitos de programas e projetos do setor público, vinculados a fontes externas e assegura que os contratos negociados tenham projetos compatíveis com a autorização dada pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex).

Por ser membro da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), o Ministério participa da formulação da política comercial brasileira. Em especial, atua como Secretaria Executiva do Grupo Técnico de Contratações Públicas (GTCOP) da CAMEX e como Secretaria Executiva da Comissão Interministerial de Participação em Organismos Internacionais (Cipoi). Além disso, atua na relação com investidores internacionais para atração de investimentos estrangeiros, em especial, para projetos de infraestrutura e de capacidade produtiva, como o mecanismo denominado “Fundo Brasil-China de Cooperação para Expansão da Capacidade Produtiva” criado entre o Ministério do Planejamento e o Claifund (Fundo chinês de Investimento na América Latina).

Comissão de Financiamentos Externos

A COFIEX é a Comissão de Financiamento Externo composta por diferentes órgãos da Esfera Federal, coordenada pelo Ministério do Planejamento e que tem como finalidade avaliar projetos cuja matriz de financiamento possua recursos externos oriundos de Organismos Financeiros Internacionais de Desenvolvimento Multilaterais ou Bilaterais, como, por exemplo, Banco Mundial (BIRD) ou Banco Interamericano de desenvolvimento (BID).

A análise do Pleito é feita através da Carta-Consulta, que é um Pleito de Financiamento ou doação referente a um projeto que contará com recursos externos e deve conter os seus respectivos componentes, produtos e custos previstos, bem como o objetivo e outras informações necessárias à avaliação do Pleito.

Composição da COFIEX

Resultados da COFIEX

Etapas de tramitação para financiamento

Estatísticas da COFIEX

Solicitar Financiamento

Fundo Brasil-China

O Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão e o Claifund (Fundo de Cooperação Chinês para Investimento na América Latina) constituíram o Fundo Brasil-China de Cooperação para a Expansão da Capacidade Produtiva, em 11 de outubro de 2016, em Pequim, com o objetivo de estabelecer um mecanismo de cooperação entre as Partes, destinado a financiar projetos considerados de interesse comum para o Brasil e a China.

O Fundo Brasil-China será anunciado durante a realização do Fórum de Investimentos Brasil 2017 em uma sessão especial na tarde do dia 30 de maio. A solenidade contará com a presença do Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, dos Secretários Executivos dos Mistérios do Planejamento, da Fazenda e da Secretaria de Governo, bem como de representantes do Claifund e do Embaixador da China no Brasil.

Infraestrutura e Parcerias para o Desenvolvimento