Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Patrimônio da União > SPUNet

SPUnet

Sistema de Gestão Integrada dos Imóveis Públicos Federais

A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) está se modernizando. O Sistema de Gestão Integrada dos Imóveis Públicos Federais (SPUnet) é o principal projeto em desenvolvimento dentro do  Programa de Modernização da Gestão do Patrimônio da União, co-financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ele unificará em um banco de dados geoespaciais as quatro bases cadastrais dos imóveis públicos pertencentes ou utilizados pela União, autarquias e fundações públicas federais.

O SPUnet, que substituirá quatro sistemas existentes (SPIUnet, SIAPA, SARP e CIF), é dividido em módulos, com blocos de funcionalidades destinadas a diversos processos de gestão imobiliária: incorporação de áreas e imóveis (cadastro físico-cartorial); tratamento e administração da geoinformação; atendimento ao público; destinação de imóveis; avaliação e contabilização; receitas patrimoniais; e fiscalização e controle.

Quadro Atual

VÁRIOS SISTEMAS
Existem atualmente quatro sistemas de cadastro de imóveis (SPIUnet, SIAPA, SARP e CIF), sem qualquer integração entre si e defasados tecnologicamente.

BAIXA QUALIDADE DOS DADOS
Os cadastros de imóveis apresentam alto nível de inconsistência e dados desatualizados (valor, localização, dimensões etc.), em grande parte em razão da modelagem dos sistemas e da ausência de mecanismos de validação dos dados.


PROCESSOS DE TRABALHO FORA DOS SISTEMAS
Os sistemas estão desassociados dos processos de trabalho (destinação, avaliação, cobrança etc.). Após a conclusão desses processos, em geral por meio do SEI, há o mero registro das informações nos sistemas atuais, o que tem gerado, além do evidente retrabalho, a inconsistências dos dados cadastrais.

AUSÊNCIA DE INFORMAÇÕES ESPACIAIS
As plataformas existentes não permitem a utilização de informações espaciais.

Principais Inovações

CADASTRO ÚNICO DE IMÓVEIS E COM INTELIGÊNCIA ESPACIAL
O sistema conterá cadastro único e completo dos imóveis públicos federais (União, autarquias e fundações públicas federais), sejam  eles dominiais, de uso especial ou de uso comum do povo, com fotos, vídeos e documentos a eles relacionados. Para isso, foi construído modelo único de dados (literais e espaciais), que substituirá os dos sistemas existentes.


FACILIDADE DE MANUTENÇÃO E EVOLUÇÃO
O novo sistema está sendo construído com recursos de parametrização de diversas funcionalidades e operações. Isso significa que alterações de informações, relatórios e fluxos de trabalho poderão ser facilmente incorporadas pela própria equipe da SPU, sem necessidade de desenvolvimento.


INTEGRAÇÕES COM OUTRAS BASES E SISTEMAS
Já estão preparadas as integrações com diversas bases de dados e sistemas, a exemplo do SEI e das bases da Receita Federal.


Conheça outras inovações

Vídeos

Geoinformação

Geoinformação

Contribua enviando críticas e sugestões para a construção do Sistema pelo e-mail spunet@planejamento.gov.br