Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Modernização da Gestão > INOVAÇÃO

INOVAÇÃO

publicado:  22/03/2017 14h28, última modificação:  01/12/2017 13h24

O Departamento de Modernização da Gestão Pública (INOVA), do Ministério do Planejamento, atua no aperfeiçoamento e no fomento à inovação da gestão dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, de forma colaborativa, com ênfase em projetos relacionados a temas estratégicos do governo.

Nesse sentido, a iniciativa busca prover meios, habilidades e tecnologia para que os diferentes setores do governo possam inovar e entregar seus resultados com uso eficiente dos recursos. Muitas das estratégias estão baseadas no Design Thinking, uma abordagem de geração de ideias com foco e envolvimento ativo do cidadão, repensando alternativas que gerem valor para o consumidor final do serviço.

Essa abordagem prioriza incorporar olhares diversificados e oferecer interpretações multidisciplinares sobre uma questão e, assim, oferecer soluções inovadoras que permitam interações e aprendizados constantes. Nesse contexto, a gerência vem fomentando uma Rede de Inovação no Setor Público, a InovaGov, cujo objetivo consiste em incentivar e facilitar projetos visionários focados no cidadão, conectando pessoas e instituições de todos os setores na busca de oportunidades de inovação nos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário.

A InovaGov se articula por meio de encontros presenciais vinculados a projetos e eventos, mobilização de atores e uso de instrumentos como a plataforma e a Revista quinzenal InovaGov. Conta, ainda, com o forte apoio do Laboratório de Inovação em Governo (G.Nova), criado para incentivar a criatividade e a imersão de servidores e colaboradores no desenho de projetos numa parceria entre o Ministério do Planejamento, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e com o Laboratório de Inovação dinamarquês MindLab. Nesse espaço são oferecidas oficinas de cocriação, além de grupos de trabalho e outras formas de parcerias voltadas para o desenvolvimento de soluções inovadoras.

Em 2016, a InovaGov se fortaleceu com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o MP, Conselho de Justiça Federal e Tribunal de Contas da União. O Regulamento e os formulários para adesão à rede já estão disponíveis na plataforma (http://inova.gov.br/junte-se-a-rede/) e podem ser acessados por todos os interessados em fazer parte desse ambiente único de cocriação.

Saiba mais sobre a InovaGov acessando http://redeinovagov.blogspot.com.br e assista ao vídeo: