Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > USP faz adesão formal ao GESPÚBLICA

Notícias

USP faz adesão formal ao GESPÚBLICA

publicado:  07/04/2015 14h51, última modificação:  07/04/2015 15h23

Brasília, 6/3/2007 – A Universidade de São Paulo (USP) aderiu formalmente ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, ao instituir, por meio de portaria, no último dia 23 de fevereiro, o GESPÚBLICA USP – Programa de Gestão Estratégica e Desburocratização na Administração da USP. Esta é a primeira instituição de ensino superior do país a seguir a metodologia do programa do governo Federal, coordenado pelo Ministério do Planejamento.

O GESPÚBLICA USP irá colocar em prática várias agendas de transformação da gestão com o objetivo de aperfeiçoar a prestação de serviços da Universidade aos cidadãos e à sociedade. Para isso criou uma comissão especial que deverá tratar, entre outras iniciativas, da implantação de ciclos contínuos de avaliação e de melhoria gerencial.

Para o diretor do Departamento de Programas de Gestão do Ministério do Planejamento e gerente executivo do GESPÚBLICA, Paulo Daniel Barreto Lima, a participação da USP é um marco, pois “representa a primeira atuação efetiva do GESPÚBLICA na universidade brasileira”.

Daniel Lima informou que essa atuação em busca do padrão de excelência em gestão se dará em todos os campi da USP, na Capital e no interior, e terá início, já no próximo dia 22 deste mês, com a implementação do sistema de auto-avaliação no Campus da USP Capital. O trabalho deverá abranger 27 unidades de ensino e pesquisa, quatro institutos, prefeitura do Campus, quatro museus e 10 órgãos centrais de direção. No interior do Estado a avaliação continuada da gestão deverá começar pelos campi de São Carlos, Ribeirão Preto, Pirassununga, Piracicaba e Bauru.

A Universidade de São Paulo, em funcionamento desde a década de 30, é considerada a maior instituição de ensino superior e de pesquisa do país. No ranking das maiores também é a terceira da América Latina, além de estar classificada entre as primeiras cem organizações similares dentre as cerca de seis mil existentes no mundo.

 

registrado em: