Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > União realiza oficina com estados sobre cruzamento de dados de RH

Notícias

União realiza oficina com estados sobre cruzamento de dados de RH

publicado:  07/04/2015 15h24, última modificação:  07/04/2015 15h24

Brasília, 1/4/2010 – O Ministério do Planejamento, por intermédio das Secretarias de Gestão (Seges), de Recursos Humanos (SRH), de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), além do Ministério da  Previdência Social e a Dataprev, promoveram ontem a 2ª oficina de trabalho do projeto de cruzamento das bases de dados de recursos humanos da União, dos Estados e do Regime Geral da Previdência Social (RGPS).

O objetivo da oficina foi apresentar aos estados a experiência da União no processo de auditoria de recursos humanos e entregar e treinar os representantes dos entes federados na utilização do software desenvolvido para facilitar a análise dos dados gerados pelo cruzamento.

A troca de informações sobre dados funcionais de servidores levou a identificação de  cerca de 164 mil indícios de irregularidades ou ilegalidades. Caberá agora aos estados e à própria União criticar as informações geradas, averiguar junto aos servidores as situações irregulares e tomar as providências necessárias para sua regularização. Estima-se que o saneamento dessas situações viabilizará uma economia da ordem de R$ 1,7 bilhão.

Todo esse processo se constitui na primeira fase do projeto de desenvolvimento do Cadastro Nacional de Informações Sociais dos Regimes Próprios de Previdência Social dos Servidores Públicos. O cadastro único deverá integrar os dados previdenciários do setor público em todas as esferas e poderes. Essa uniformização permitirá uma auditagem permanente nas despesas com pessoal, além de outros benefícios para a melhoria da gestão, como a racionalização de processos administrativos.

Participaram da oficina de trabalho representantes dos estados do Piauí, Ceará, Goiás, Rio Grande do Norte,Pernambuco e o Distrito Federal.