Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Tribunais de Contas querem estratégia de comunicação

Notícias

Tribunais de Contas querem estratégia de comunicação

publicado:  07/04/2015 15h23, última modificação:  07/04/2015 15h23

Brasília, 8/10/2008 – Representantes de 25 tribunais de contas do país, reunidos em Belém, no Pará discutiram a criação de uma política nacional de comunicação para os Tribunais de Contas (TCs) de todo o país. O objetivo é divulgar a atuação dos tribunais, garantindo mais transparência e interação com a sociedade.

Os debates foram realizados no II Encontro IRB/Promoex – Instituto Rui Barbosa e Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros, nos dias 2 e 3.

O Promoex é desenvolvido desde 2005 pela Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento em convênio com os TCs e com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O encontro dos tribunais de contas no Pará foi aberto pelo presidente do TCE-PA, conselheiro Fernando Coutinho Jorge.

O Ministério do Planejamento esteve representado no evento pela diretora do Promoex, Heloisa Garcia Pinto. Da mesa de abertura também participaram o coordenador nacional do Promoex, conselheiro Luiz Sérgio Gadelha, o presidente do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Salomão Ribas, a presidente do TCM-PA, conselheira Rosa Hage, e o secretário de Comunicação do Estado do Pará, Fábio Castro.

Além dos responsáveis pelas áreas de comunicação e relações institucionais dos tribunais, e dos representantes das unidades executoras locais do Promoex, o evento contou com a presença de integrantes do Tribunal de Contas de Moçambique, que vieram conhecer o funcionamento dos TCs brasileiros.

Os participantes do II Encontro IRB/Promoex examinaram estratégias que levarão em conta uma aproximação maior dos tribunais com a sociedade. Os temas de análise incluíram comunicação interna, comunicação externa e relações institucionais. O resumo das discussões irá subsidiar as diretrizes a serem seguidas no plano de comunicação dos TCs.