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TRF 1ª Região segue Gespública para avaliar satisfação com serviços

publicado:  07/04/2015 15h23, última modificação:  07/04/2015 15h23

Brasília, 23/10/2007 – O Tribunal Regional Federal da Primeira Região, em Brasília, realizará, até o final do ano, uma pesquisa de satisfação de atendimento, por intermédio do Instrumento Padrão de Pesquisa de Satisfação (IPPS) – desenvolvido pelo Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), metodologia de gestão do Ministério do Planejamento. O objetivo da iniciativa será aferir o nível de satisfação dos usuários externos atendidos presencialmente, em continuidade ao processo de avaliação dos serviços oferecidos pelo tribunal.

A primeira pesquisa do TRF com o IPPS terá foco nos serviços de protocolo de processo e petições, de informações sobre andamento processual, precatórios e requisições de pequeno valor, autenticação de documentos, autos findos e pesquisa de jurisprudência.

O trabalho contará com a participação de servidores e funcionários do TRF, que atuarão como pesquisadores. Os pesquisados deverão preencher um formulário do IPPS. O documento irá solicitar a avaliação dos serviços pelo usuário e investigar a expectativa que este tinha antes de ser atendido. Da comparação desses dois aspectos será apurado o grau de satisfação. Estão entre as categorias de análise: facilidade para obter o serviço, atendimento dos servidores, serviço realizado corretamente, capacidade dos servidores, e conservação e limpeza.

O IPPS está acessível em um software que orienta as seguintes fases da pesquisa: (1) definição dos serviços a serem avaliados pelo órgão, (2) cálculo e definição da amostra a ser pesquisada, (3) tabulação dos dados e (4) análise dos dados. Os resultados da pesquisa serão apresentados de maneira global e em forma de tabelas e gráficos para auxiliar a visualização e o entendimento dos dados.

De acordo com o instrutor do Gespública no TRF da 1ª Região, Márcio Albuquerque, o cenário da Justiça Federal tem incontáveis desafios na área da gestão pública e o Gespública exerce papel preponderante na disseminação desse conhecimento. Ele citou como produtos importantes do programa as ações de Auto-Avaliação, Simplificação, IPPS e Carta de Serviços.

O Gespública foi criado pelo governo federal em 2005, visando o repasse gratuito de tecnologia de gestão para organizações públicas brasileiras em todas as esferas de governo.