Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > TCU contribui para disseminar o uso de indicadores

Notícias

TCU contribui para disseminar o uso de indicadores

publicado:  07/04/2015 15h23, última modificação:  07/04/2015 15h23

Brasília, 05/08/2005 - O Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) e o Prêmio Nacional da Gestão Pública (PQGF), desenvolvidos no âmbito do Ministério do Planejamento ganharam mais um colaborador para a disseminação do uso de indicadores. O Tribunal de Contas da União (TCU), está divulgando em sua página na internet um portfólio com indicadores adotados por instituições públicas para mensurar desempenho.

A divulgação do TCU abrange instrumentos de avaliação utilizados no Brasil e no exterior. A iniciativa é a título de cooperação e está aberta a sugestões. Visa contribuir para o aperfeiçoamento da gestão na esfera pública com a consolidação de práticas de excelência na prestação dos serviços públicos. O portfólio, em ordem alfabética por indicador, pode ser consultado no endereço http://www.tcu.gov.br/PortfolioIndicadores/.

Há três formas de consultas: por fonte (organizações que criaram os indicadores); por perspectiva de classificação dos indicadores (cidadãos/sociedade/clientes/imagem, infra-estrutura, orçamento e finanças, pessoas, planejamento e gestão, processos finalísticos, suprimentos e tecnologia da informação) e pela exibição do portfólio completo.

Indicador - dado que representa ou quantifica um insumo, um resultado, uma característica ou o desempenho de um processo, de um serviço, de um produto ou da organização como um todo. Pode ser simples, decorrente de uma única medição, ou composto, direto ou indireto em relação à característica medida. Pode ser específico (atividades ou processos específicos) ou global (resultados pretendidos pela organização como um todo) E também pode ser direcionador (quando indica que algo pode ocorrer) ou resultante (quando indica o que aconteceu).