Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Seminário divulga Qualidade no Serviço Público

Notícias

Seminário divulga Qualidade no Serviço Público

publicado:  07/04/2015 15h23, última modificação:  07/04/2015 15h23

Brasília, 27/9/2000-  Até o final deste ano pelo menos mil órgãos da administração pública federal, organizações públicas estaduais e municipais, e os poderes Judiciário e Legislativo estarão participando do Programa de Qualidade do Serviço Público, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Num esforço para conscientizar os servidores sobre a necessidade de melhorar a qualidade do atendimento ao cidadão, a Secretaria de Gestão do ministério promove, nesta Quinta-feira, dia 28 de setembro, o Seminário de Mobilização para a Qualidade no Serviço Público, que acontecerá das 9 às 18 horas, no auditório do DNER, em Brasília. Trata-se do primeiro encontro de uma série que incluirá as cidades de São Paulo (4 de outubro), Rio de Janeiro (6 de outubro), Recife (19 de outubro) e Porto Alegre (30 de outubro).

“A mudança de qualidade no atendimento ao cidadão começa no balcão, mas ela tem que atingir as organizações por dentro. Por isso foram criados os programas de gestão empreendedora, que são basicamente uma oferta de tecnologia de gestão, o de desburocratização, que facilita e agiliza o serviço, e o de valorização do servidor, que em última análise é quem lida diretamente com o cidadão, analisa Paulo Daniel Barreto Lima, gerente do Programa de Qualidade, um dos 388 empreendimentos do Avança Brasil.

Paulo Daniel vai abrir o encontro com uma palestra sobre o estabelecimento de padrões de qualidade de atendimento e a necessidade de avaliação periódica da satisfação do cidadão. A Previdência vai apresentar um painel com os resultados obtidos em algumas unidades do INSS que aderiram ao Programa, e a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, divulgará o portal do governo federal na Internet, Rede Governo, onde o cidadão já tem acesso a uma série de serviços e informações. “Essa é uma estratégia do governo para se mostrar para a sociedade e buscar a participação dela na qualidade do serviço público.

Nos seminários de São Paulo, Rio, Recife e Porto Alegre palestrantes convidados falarão sobre o que a visão da comunidade em relação aos serviços públicos oferecidos atualmente, com o objetivo de medir a integração governo-sociedade. Em Porto Alegre será instalado o Fórum da Administração Pública do Rio Grande do Sul, numa fusão entre o Programa de Qualidade do Serviço Público e o Programa Gaúcho de Qualidade, que já conta com 300 organizações. Em Recife será criado um núcleo do Programa de Qualidade, com a participação do governador Jarbas Vasconcelos.