Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Seminário divulga práticas vencedoras do Prêmio da Gestão Pública

Notícias

Seminário divulga práticas vencedoras do Prêmio da Gestão Pública

publicado:  07/04/2015 15h24, última modificação:  07/04/2015 15h24

Brasília, 24/11/2010 – As instituições públicas brasileiras selecionadas em 2010 no Prêmio Nacional de Gestão Pública (PQGF) pela qualidade do desempenho institucional fizeram nesta manhã um relato sobre como se organizam, públicos atendidos e rotinas de trabalho desenvolvidas. As experiências foram apresentadas no Seminário Boas Práticas de Gestão, no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília.

O seminário antecedeu a solenidade de premiação, que será realizada hoje à noite, a partir das 19 horas, também na sede do CNTC. Os eventos são  iniciativas da Secretaria de Gestão (Seges) do Ministério do Planejamento.

O seminário Boas Práticas de Gestão foi aberto pelo diretor do Departamento de Programas de Gestão, Bruno Palvarini, e pelo gerente do PQGF, César Pereira Viana.

Bruno Palvarini disse que as premiações deste ano são produtos do movimento pela melhoria da gestão no país impulsionado pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização.



“O resultado do prêmio deste ano espelha bem o que é o GesPública em termos de abrangência. Temos em posição de destaque grandes empresas públicas, órgãos estaduais e municipais e instituições que foram premiadas em setores prioritários para a população, elogiou Palvarini, acrescentando que o Ciclo 2010 do PQGF conta com novos participantes e com instituições que retornam ao prêmio.

O diretor da Seges destacou que o seminário é uma oportunidade de  compartilhar todos esses conhecimentos acumulados. “É bom saber o que cada uma dessas instituições está fazendo e poder disseminar essas experiências bem sucedidas para toda a administração, frisou Palvarini. Nesse contexto, destacou a importância do trabalho em rede: “ é importante ligar quem tem um problema com quem tem a solução, ilustrou.

Para César Viana, a premiação tem papel preponderante para a qualidade da gestão em todos os níveis de governo. “O destaque que é dado às boas práticas induz a organização a melhorar cada vez mais seus processos, que devem ser percebidos pelo cidadão e pela sociedade. O seminário, na opinião do gerente do PQGF, tem a função tornar todo esse esforço visível. “Hoje temos aqui cerca de 750 pessoas vindas de vários pontos do país para os dois eventos. Isso denota uma rede de relacionamento e motivação muito fortes em favor de melhorias, destacou Viana.



Premiados

As organizações homenageadas neste ano são o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e o Instituto Estadual de Hematologia (HemoRio), que conquistaram Faixa Ouro e Troféu.

Também a Companhia de Água e Esgoto do Ceará, o Departamento de Água e Esgoto de Penápolis (SP), a Diretoria de Crédito do Banco do Brasil e a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará, que obtiveram reconhecimento na Faixa Prata.

Além deles, o Centro de Instrução de Guerra na Selva e o 15º Batalhão Logístico, ambos do Exército Brasileiro, a Unidade de Serviços Compartilhados da Petrobras, o Hospital de Messajana no Ceará e o Centro de Análises de Sistemas Navais da Marinha do Brasil, reconhecidos na Faixa Bronze.