Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Secretário recebe alunos de Administração da Unesp de Araraquara

Notícias

Secretário recebe alunos de Administração da Unesp de Araraquara

publicado:  07/04/2015 15h24, última modificação:  07/04/2015 15h24

Brasília, 17/12/2009 – O secretário de Gestão Marcelo Viana, ao lado do secretário adjunto de Gestão, Tiago Falcão, recebeu ontem, no auditório térreo do Bloco K, a visita de 38 estudantes de Administração Pública da Universidade Estadual Paulista (Unesp), do município de Araraquara, em São Paulo.


Foto: Divulgação/Júlio César Paes

Ao receber os universitários, o titular da Seges também deu boas-vindas aos novos servidores da secretaria, aprovados no concurso público para o Ministério do Planejamento.


Foto: Divulgação/Júlio César Paes

No encontro, o secretário falou sobre a estrutura de funcionamento do ministério, apresentou os grandes temas de responsabilidade da Secretaria de Gestão e fez um relato das ações do Ano Nacional da Gestão Pública. Na seqüência, houve uma sessão de perguntas e respostas sobre questões da administração pública e, ao final, foi feita uma apresentação sobre as atividades dos gestores governamentais pela coordenadora da Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Rachel Pellizoni.


Foto: Divulgação/Júlio César Paes

A estudante Ivelize Silva, que falou em nome dos colegas, a maioria alunos do 3º ano, disse que o curso de Administração Pública da Unesp existe há cerca de 20 anos, e que a viagem a Brasília teve o objetivo de proporcionar conhecimento sobre como é, na prática, a administração pública. A jovem comentou que as visitas dos alunos da Unesp à Esplanada dos Ministérios são realizadas anualmente.

“Estamos aproveitando, por uma semana, essa experiência de verificar o dia-a-dia de uma secretaria ou de um instituto de pesquisa. Já visitamos o IPEA, o Ministério das Cidades, a Esaf e a SAE. E fomos também ao Congresso Nacional, disse ela, ao acrescentar que esses contatos irão contribuir muito na formação de cada um do grupo.

Na recepção aos estudantes, Marcelo Viana se disse satisfeito com a visita, que o fez relembrar 1994, quando era secretário de Previdência Social e recebeu um primeiro grupo de estudantes para fazer estágio. Segundo o secretário, essa prática de estágios prosseguiu nos anos seguintes, tendo equipes de Araraquara em diversas oportunidades. Acrescentou que essa experiência de sucesso com estudantes rendeu duas autoridades na Seges, entre elas, Valter Emura, que já foi diretor de Departamento da secretaria. “Já tenho uma vanguarda de vocês, disse o secretário.


Foto: Divulgação/Júlio César Paes

O secretário-adjunto, Tiago Falcão, afirmou aos estudantes que no período em que fez mestrado na Unicamp teve a oportunidade de conhecer diversos alunos, egressos do curso de Administração Pública da Unesp de Araraquara, e ficou muito surpreso com o nível de conhecimento dos alunos e com o grau de engajamento demonstrado com as grandes questões nacionais. “Fiquei realmente impressionado com a qualidade do grupo que estava fazendo mestrado, testemunhou o secretário, ao elogiar o trabalho que está sendo feito na Unesp.

Na oportunidade, Tiago Falcão comentou que vê com preocupação, dados da Fundação Getúlio Vargas, de que existe hoje no Brasil cerca de 800 mil estudantes de Administração nas universidades públicas e privadas em todo o país, sendo somente quatro mil de Administração Pública. Outra questão é que são poucas as universidades públicas que têm curso de Administração Pública. “A Unesp é uma das poucas com esse mérito, observou.