Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Secretário de Gestão vai a Salvador (BA) para reunião preparatória do CLAD

Notícias

Secretário de Gestão vai a Salvador (BA) para reunião preparatória do CLAD

publicado:  07/04/2015 15h23, última modificação:  07/04/2015 15h23

Brasília, 3/12/2008 –O secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Marcelo Viana, participa, nos dias 4 e 5, em Salvador (BA) da primeira reunião para tratar da organização do XIV Congresso Internacional sobre Reforma do Estado e da Administração Pública, que será sediado pelo Brasil no próximo ano. O congresso ocorrerá na capital baiana de 20 a 23 de outubro de 2009. O fórum internacional é uma iniciativa do Centro Latino-americano para o Desenvolvimento (CLAD).

Na viagem a Salvador, Marcelo Viana estará acompanhado do adjunto de Gestão, Tiago Falcão, e do chefe de Gabinete da Secretaria, Roger Cardoso. Para discutir os detalhes relacionados à logística do evento eles irão se reunir com o secretário Geral do CLAD, Julio César Fernández Toro, com uma das diretoras da instituição em Caracas, Juanita Cammarata Grassi, e com o secretário de Administração do Governo da Bahia, Manoel Vitório.

O Congresso do CLAD é apontado como um dos mais importantes fóruns de discussão da América Latina sobre gestão pública, possibilitando a cada ano o intercâmbio de experiências de inovação e o debate sobre os principais desafios do setor. Os encontros reúnem profissionais do setor público, especialistas e acadêmicos de expressão internacional, assim como representantes de instituições financeiras, tais como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Mundial.

O primeiro congresso foi realizado no Rio de Janeiro em 1996. O encontro com o apoio do Governo brasileiro reuniu 600 participantes. O êxito desse primeiro evento consagrou o atual formato que alterna conferências e painéis simultâneos. O Congresso do CLAD hoje em dia conta também com reuniões das Redes de Escolas de Administração e de Institutos de Pesquisa da região.

O Congresso de 2008 foi realizado no início do mês de novembro na Argentina. O CLAD brasileiro espera reunir 2,5 mil participantes da América Latina, Caribe e Península Ibérica. O encontro deverá aprofundar os temas tratados em Buenos Aires sobre gestão por resultados, aperfeiçoamento da democracia, emprego e profissionalização do setor público, cidadania digital e governo eletrônico, entre outros.