Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Secretário de Gestão discute com núcleos estaduais nova fase do GESPÚBLICA

Notícias

Secretário de Gestão discute com núcleos estaduais nova fase do GESPÚBLICA

publicado:  07/04/2015 15h23, última modificação:  07/04/2015 15h23

Brasília, 2/10/2008 – O secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Marcelo Moraes, participou hoje em Brasília de reunião com os coordenadores dos núcleos estaduais do Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização (GESPÚBLICA). O encontro teve a finalidade de aprofundar discussões sobre estratégias para uma nova fase do GESPÚBLICA, mais focado em resultados para a sociedade. 

A intenção, segundo Marcelo Moraes, é evidenciar, por meio das ações do programa, as administrações que, de fato, cumprem com a obrigação do serviço público, de servir bem à população, especialmente nas áreas de saúde, educação, saneamento e segurança. O secretário destacou que nesse redesenho do GESPÚBLICA é preciso envolver esforços para o fortalecimento institucional dos núcleos e assegurar ações de capacitação. 

 

 
Foto: Antonio Cunha/Divulgação.

“O ministro Paulo Bernardo nos recomendou atenção especial ao programa, para assegurar um espaço mais adequado para o tema da gestão na agenda nacional, destacou o secretário, ao lembrar que, nessa lógica, será preciso constar a mobilização do poder público e a participação da sociedade.

 

Marcelo Moraes destacou na reunião com as coordenações estaduais que para prosseguir sobre novas bases é importante uma maior articulação e entrosamento entre os núcleos do GESPÚBLICA e o Ministério do Planejamento. Além disso, frisou que a Rede Nacional da Gestão Pública é participante fundamental nesse processo.

 

O secretário de Gestão disse que para dar impulso a esse novo momento, o GESPÚBLICA conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Administração (CONSAD), por meio da parceria firmada na Carta de Brasília de Gestão Pública. O secretário informou que está trabalhando para consolidar uma nova parceria, desta vez, com o Conselho de Secretários Estaduais de Planejamento (CONSEPLAN).

 

 
Foto: Antonio Cunha/Divulgação.

“Nossa idéia é ampliar o número de parcerias, trazer as entidades da sociedade civil com atuação na área da qualidade, e tentar, a partir daí, lançar as bases dessa nova mobilização, disse Moraes, que ressaltou também a necessidade da criação de uma frente parlamentar em favor da gestão pública, para dar respaldo a projetos de modernização que, eventualmente, venham a tramitar no Congresso Nacional. “Esse apoio será importante, já que temos também, entre nossos desafios, aperfeiçoar o marco regulatório da gestão pública no Brasil, finalizou.