Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Santa Catarina e Minas Gerais terão oficina sobre desburocratização

Notícias

Santa Catarina e Minas Gerais terão oficina sobre desburocratização

publicado:  07/04/2015 15h23, última modificação:  07/04/2015 15h23

Brasília, 27/8/2007 – Duas equipes do Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) realizam oficinas simultâneas sobre Simplificação de Processos, de 28 a 31 de agosto, em Florianópolis (SC) e Belo Horizonte (MG).

O aperfeiçoamento oferecido pelo Governo Federal visa estimular a melhoria da qualidade do gasto público e resgatar o respeito e a credibilidade dos cidadãos em relação aos serviços e produtos oferecidos pelo setor público, entre outros fatores.

O Guia de Simplificação a ser apresentado para os representantes dos órgãos mineiros e catarinenses que participarão dos dois encontros é uma das diversas tecnologias de gestão do Gespública. Essa metodologia orienta de maneira prática e organizada a análise e melhoria dos processos de trabalho nas organizações e entidades públicas. De acordo com os critérios da área de Desburocratização do Gespública, os órgãos públicos federais, estaduais e municipais que participam dessas oficinas assumem compromisso formal de simplificar processos e rotinas de trabalho.

Paraíba na agenda – Na última quarta-feira (22) foi realizada oficina sobre Simplificação para órgãos públicos na Paraíba. O evento em João Pessoa foi realizado pelo núcleo estadual do Gespública ancorado na Superintendência Federal do Ministério da Agricultura. No estado paraibano um dos órgãos que segue os parâmetros do programa é a Procuradoria Regional do Trabalho da 13ª Região, com sede em João Pessoa. O órgão aplica o Gespública desde 2005. Desde então faz esforço de melhoria continua para facilitar a vida dos cidadãos que atende, num universo diversificado de usuários dos serviços de um tribunal regional do trabalho: empregados celetistas, trabalhadores avulsos, crianças e adolescentes trabalhadores, portadores de deficiências, índios trabalhadores e cidadãos que trabalham em condições análogas a de escravos. O TRT da 13ª Região já está disseminando suas boas práticas. A experiência com o Gespública foi apresentada este mês em um congresso sobre biblioteconomia realizado em João Pessoa.

O roteiro de oficinas do Gespública em todo o país, especialmente sob o foco “combate à burocracia”, teve início em 2005, começando por Pernambuco. O programa dará continuidade a essa agenda até o final de 2007.