Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Projeto EuroBrasil 2000 avalia programas de capacitação em oficina

Notícias

Projeto EuroBrasil 2000 avalia programas de capacitação em oficina

publicado:  07/04/2015 15h23, última modificação:  07/04/2015 15h23

Brasília, 23/7/2007 – Nos dias 18, 19 e 20 de julho, o Projeto EuroBrasil, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), realizou uma oficina de trabalho sobre avaliação de programas de capacitação na administração pública. O evento teve a finalidade de desenvolver competências nesse campo, além de analisar e debater o uso da avaliação de programas de capacitação como ferramenta de gestão e planejamento. Do encontro participaram técnicos e dirigentes da ENAP e das escolas de governo dos Estados.

De acordo com os organizadores da oficina, a capacitação de servidores públicos é fundamental para que as políticas de governo sejam implementadas de forma efetiva e sustentável. Nesse contexto, defendem que a avaliação de programas de capacitação permite apreciar as necessidades e os objetivos da formação, a própria concepção dos programas de capacitação e sua operacionalização, a aquisição e aplicação dos conhecimentos e, sobretudo, o impacto dos programas de capacitação.

A oficina foi conduzida pela especialista Maria Antonia Barreto, doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Bordeaux II e pela Universidade de Aveiro, professora na Escola Superior de Educação de Leiria e também nos mestrados em “Administração e Gestão Educacional” da Universidade Aberta de Lisboa e em “Organização Curricular” da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. A convidada do EuroBrasil é também especialista em Tecnologia Educativa e Centros de Recursos Pedagógicos; em educação à distância; em formação de Recursos Humanos ligados à Educação; em formação de professores e em planejamento e avaliação de projetos pedagógicos.

Para João Anacleto Barbosa Custódio, coordenador na Escola de Governo de Pernambuco, a oficina foi muito importante, principalmente em função do alto nível da instrutora que a ministrou. Ele também elogiou a realização de um levantamento dos principais fundamentos a orientar a prática da avaliação de programas de capacitação nas escolas de governo, feito em conjunto entre o corpo estratégico da ENAP e as demais escolas de governo.

Também Cláudia Cristina Müller, assessora de Planejamento e Desenvolvimento da Escola de Governo do Paraná, e Jane Martins Barbosa, técnica da ENAP, destacaram “a rica troca de experiências e a oportunidade de reflexão e de inovação que a abordagem desenvolvida na oficina propiciou”.

Maria do Socorro Menezes de Oliveira Brasil, Diretora de Desenvolvimento e Valorização de Pessoas da Escola de Governo do Pará, chamou a atenção para a oportunidade e relevância do tema e para a importância da reunião, num mesmo ambiente de formação, de escolas de governo de vários estados e da ENAP. “Esse fator permitiu um alinhamento e um alcance maior do debate sobre o tema no Brasil”, disse ela.

O Projeto EuroBrasil 2000 é um acordo de cooperação técnica firmado entre o Brasil e a União Européia, e integra as ações da Secretaria de Gestão (SEGES), do Ministério do Planejamento, para modernização da Administração Pública brasileira.