Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Programa apresenta ideias sobre gestão em rede em workshop internacional

Notícias

Programa apresenta ideias sobre gestão em rede em workshop internacional

publicado:  07/04/2015 15h24, última modificação:  07/04/2015 15h24

Brasília, 9/6/2010 - Pelo segundo ano consecutivo, o Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização (GesPública) participa de evento nos Estados Unidos, promovido pela Sociedade para a Ciência de Design e Processos (SDPS). Na tarde de ontem, o diretor do Departamento de Programas de Gestão da Secretaria de Gestão (Seges) do Ministério do Planejamento, Bruno Palvarini, apresentou em teleconferência a palestra "Uma Rede de Gestão Pública voltada a resultados e à inovação".

Desde o último dia 6, especialistas e organizações de diversos países presentes à conferência "Sistemas de Transformação" debatem em Dallas temas relacionados à solução de problemas complexos não-estruturados, que requerem a adoção de ações inovadoras, transdisciplinares e colaborativas.

Palvarini falou na oportunidade sobre o estágio atual do Programa GesPública e descreveu as estratégias para simplificação do atendimento ao cidadão, baseadas nas Cartas de Serviços e na construção de uma visão integrada de soluções de gestão pública.

Na seção do workshop "Metodologias de Design e de Processos para Sistemas Sociais Complexos", foi ressaltada a importância de se considerar o ponto de vista dos cidadãos na definição dos serviços a serem prestados pelas organizações, garantindo a conformidade com as expectativas da sociedade, exercitando a transparência entre as partes e dando agilidade a eventuais correções de rumo.

No início deste ano, foi assinada carta de intenções entre o MP/Seges, a SDPS e a Sociedade de Engenharia de Software (SES), em que essas instituições resolvem desenvolver esforços conjuntos para a modelagem, a simulação e a gestão de processos.

A cooperação deverá envolver pesquisadores especialistas em problemas de alta complexidade. Eles avaliarão a situação atual da Rede Nacional de Gestão Pública, bem como a implementação de centros internacionais de pesquisa e desenvolvimento em questões dessa natureza. "Nossa expectativa é que ao fim das discussões da conferência tenhamos elementos para a estruturação de projetos relacionados aos objetivos da carta de intenções", afirmou Palvarini.