Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Planejamento realiza oficina para examinador sênior do Prêmio de Gestão Pública

Notícias

Planejamento realiza oficina para examinador sênior do Prêmio de Gestão Pública

publicado:  07/04/2015 15h23, última modificação:  07/04/2015 15h23

Brasília, 9/12/2008 – Os 40 voluntários de todo o Brasil, que irão atuar como examinador sênior no processo de Premiação do Ciclo 2008-2009 do Prêmio Nacional da Gestão Pública (PQGF), participam nesta terça-feira (9) em Brasília, de oficina promovida pela Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento. O evento ocorre das 8h às 18 h de hoje no anexo da Presidência da República.

O objetivo da capacitação em fase final será nivelar procedimentos para o próximo trabalho de avaliação dos relatórios de gestão das organizações públicas candidatas no PQGF. Os examinadores seniores serão orientados a pautarem seu comportamento pelo Código de Ética do PQGF/Gespública, observando fatores como confidencialidade e impessoalidade.

A partir dessa oficina terá início a etapa de avaliação individual das organizações. Para participar do ciclo de premiação, as instituições deverão se destacar pela conduta gerencial inovadora, por promover redução de custos e, além disso, oferecer serviços de qualidade para o cidadão.

No total 57 instituições se inscreveram para o PQGF e destas, 40 foram consideradas elegíveis. As candidatas ao Prêmio 2008/2009 estão sediadas em 16 estados brasileiros, todas elas exercendo atividades finalísticas nas esferas estadual, municipal e federal. As organizações irão concorrer pela Administração Pública Direta e Indireta, Poder Judiciário, Poder Legislativo e na Categoria Especial: a Saúde. O tema Saúde foi escolhido pelos ministros do Planejamento e da Saúde com o objetivo de dar foco ao setor e com isso ampliar a mobilização por melhorias principalmente na área de atendimento à população.

Banca Examinadora – Para a formação visando à atuação na Banca Examinadora do PQGF 1.677 voluntários se inscreveram, 956 foram considerados aptos a participar do Ensino à Distância e 413 passaram para a fase seguinte, do ensino presencial. As bancas são constituídas de examinadores seniores, examinadores-relatores e de examinadores. A responsabilidade maior na análise do nível de gestão das organizações é do examinador sênior que coordena a equipe de examinadores na condução da tarefa de avaliar uma organização específica. Para ser um examinador sênior o voluntário deve estar atuando há três anos no PQGF e, além disso, ser indicado para a função.