Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Planejamento e Sorocaba assinam protocolo para melhorar gestão pública

Notícias

Planejamento e Sorocaba assinam protocolo para melhorar gestão pública

publicado:  07/04/2015 15h23, última modificação:  07/04/2015 15h23
Brasília, 29/11/2005 - A Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Prefeitura de Sorocaba assinam, nesta quarta-feira (30), protocolo de intenções para melhoria da gestão municipal e a simplificação dos processos. A solenidade será às 14h, no salão nobre do bloco K, com a presença do secretário de Gestão, Valter Correia da Silva, do prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi, e do diretor do ITI, Mauricio Augusto Coelho.

Segundo o diretor de Infra-Estrutura de Chaves Públicas do ITI, Maurício Coelho, "essa é uma oportunidade importante de se adotar práticas de gestão que agilizem e dêem segurança aos serviços eletrônicos prestados ao cidadão. Os objetivos principais do GESPÚBLICA estão em sintonia com a diretriz governamental de popularização da certificação digital promovida pela ICP- Brasil".

O protocolo é parte do Programa Nacional de Gestão Pública e Democratização (GESPÚBLICA), instituído pelo Decreto n° 5.378, de 23 de fevereiro de 2005, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e para o aumento da competitividade do País.

A prefeitura de Sorocaba, município do interior de São Paulo, com cerca de 552 mil habitantes, participa do projeto piloto para a modernização da gestão. Por meio dessa experiência, busca estabelecer uma relação entre tecnologias de gestão e a certificação digital. De acordo com o diretor, existe um grande potencial a ser explorado para a massificação da certificação digital dada a capilaridade dos núcleos regionais da GESPÚBLICA, comitês estaduais responsáveis pelas ações de mobilização e difusão de boas práticas de gestão.