Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Pesquisa mostra perfil de servidores de infraestrutura do governo federal

Notícias

Pesquisa mostra perfil de servidores de infraestrutura do governo federal

Estudo foi apresentado em seminário internacional promovido pelo Planejamento e Ipea

publicado:  09/03/2016 18h23, última modificação:  09/03/2016 18h23

 
Os servidores públicos federais da área de infraestrutura têm alto nível de escolaridade, atuam no governo federal há menos de uma década e estão satisfeitos com as atividades que desempenham profissionalmente. Os dados são da pesquisa “Burocracia Federal da Área de Infraestrutura”, divulgada nesta quarta-feira (9), no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP). A pesquisa foi realizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Foto: Francisca Maranhão / Ministério do Planejamento 

De acordo com o levantamento, a faixa etária preponderante dos servidores de infraestrutura está entre 31 a 40 anos de idade (48%). Em relação à escolaridade, quase 70% cursou alguma pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado). A experiência profissional na esfera federal é de no máximo 10 anos, na maioria dos casos (74%). Em relação às percepções sobre o desempenho das atividades, cerca de 80% dos servidores da área estão satisfeitos com o trabalho e 70% com a remuneração que recebem.
 
A participação em cursos e treinamentos é pouco frequente – 52,5% concluíram até três capacitações nos últimos três anos e 12,7% não realizaram nenhum treinamento. O dado positivo é que, dos que participaram de algum curso nesse período, 69,2% reconhecem que os conteúdos dos treinamentos são aplicáveis ao desempenho das atividades.
 
Os resultados da pesquisa irão auxiliar a elaboração de cursos de capacitação para os servidores federais e subsidiar o processo decisório. Os servidores da carreira de infraestrutura atuam na execução das obras ou regulação de políticas públicas de logística de transportes terrestre, aquático, aéreo, ferroviário e de energia elétrica.
 
“Este setor é fundamental na retomada do crescimento econômico do país”, destacou, a secretária de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Patricia Audi, durante a divulgação dos resultados do estudo.
 
Seminário internacional
 
A pesquisa “Burocracia Federal da Área de Infraestrutura” foi apresentada e debatida no Seminário Internacional Planejamento e Execução do Investimento em Infraestrutura, que acontece até amanhã (10), em Brasília. O evento reúne debatedores que vão discutir temas como burocracia federal do setor, entraves na questão ambiental e conflitos sociais gerados por projetos de infraestrutura.