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Para secretário, participação da Seges no 3º Congresso Consad cumpriu objetivo

publicado:  07/04/2015 15h24, última modificação:  07/04/2015 15h24

Brasília, 19/3/2010 – O titular da Secretaria de Gestão (Seges) do Ministério do Planejamento, Tiago Falcão, considerou positiva a participação da Secretaria no 3o. Congresso Consad de Gestão Pública, realizado de 15 a 17 deste mês, em Brasília. O evento reuniu 1,7 mil pessoas ligadas ao tema da gestão pública.

“O Congresso Consad foi uma oportunidade impar de visibilidade e repercussão para o objeto do nosso trabalho diário que é a melhoria da gestão, avaliou o secretário, lembrando que a Seges tem agendas voltadas para a construção da governança democrática e para a profissionalização da administração pública, numa visão para resultados em benefício do cidadão.

A Seges esteve presente em sete painéis do Congresso Consad, com abordagens sobre governança, gestão e controle, inovação,  gestão de convênios, articulação federativa, entre outros temas.

O diretor do Departamento de Programas de Gestão, Bruno Palvarini, apresentou a metodologia para avaliar resultados de gestão desenvolvida pelo Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização (GesPública). Trata-se do Guia Referencial de Mensuração do Desempenho na Administração Pública. A nova ferramenta foi divulgada no Painel Governança para Resultados: metodologias e experiências recentes.

Os técnicos da Seges, Alexandre Kalil Pires, Sheila Maria Reis Ribeiro, Valéria Alpino Bigonha Salgado e Antonio José Teixeira Leite foram painelistas no Painel Gestão e Controle: tensões recorrentes. Kalil proferiu palestra sobre Controle social de organizações públicas, Sheila Ribeiro abordou o Fortalecimento das instituições de controle na administração pública e Valéria Salgado e Antonio Leite apresentaram o tema Controle da burocracia sobre o poder regulamentar.

O secretário de Gestão, Tiago Falcão, falou sobre Políticas inovadoras em gestão no Brasil, em painel sobre inovação, contendo apresentações sobre as experiências nos Estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás.

O diretor do Departamento de Articulação Institucional, Aldino Graef, e o diretor do Programa Brasil Municípios, Rodrigo Lofrano, participaram dos debates do Painel Articulação Federativa na prestação de serviços sociais, abordando temas como dimensão federativa da política de gestão pública, experiências dessa articulação no Brasil e programas de apoio aos municípios.

No Painel Análise das Práticas de Controle e avaliação na gestão de convênios das entidades privadas sem fins lucrativos com o governo federal, a representante da Secretaria de Gestão, Nelcilândia Pereira de Oliveira falou sobre a importância da gestão de transferências voluntárias na redução da pobreza.

A coordenadora da gestão da Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Rachel Pellizoni da Cruz, fez uma apresentação sobre os 20 anos da Carreira dos gestores e sobre o papel estratégico da atuação do EPPGG para o aprimoramento da gestão e das políticas públicas. Ela falou em painel sobre o mesmo tema, direcionado para modelos da carreira nos Estados e no Governo Federal.

A Seges também participou de painel sobre programas de modernização da administração pública, particularmente sobre os programas Pnage e Promoex, tendo como painelistas os diretores dos dois programas, Evandro Ferreira Vasconcelos e Heloisa Garcia Pinto.