Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Núcleos estaduais definem próximos desafios do Gespública

Notícias

Núcleos estaduais definem próximos desafios do Gespública

publicado:  07/04/2015 15h23, última modificação:  07/04/2015 15h23

Brasília, 28/4/2009 – Representantes dos núcleos estaduais do Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) estão reunidos de 27 a 29 de abril, no Ministério do Planejamento, em Brasília, para traçar novas estratégias para a atuação do programa. Os temas discutidos no encontro nacional darão subsídios ao I Fórum Nacional de Gestão Pública, na quinta-feira, 30 de abril.

Os debates giram em torno de como expandir fronteiras do Gespública e como os núcleos estaduais podem fomentar novos projetos, uma vez que, pela avaliação dos núcleos, o programa ao longo de 13 anos de existência tem resultados significativos nos Estados, sinalizados pela avaliação positiva da sociedade.

Na abertura do encontro ontem à tarde, o secretário Marcelo Viana afirmou que não há como se falar em melhoria da gestão pública sem que se promova o aperfeiçoamento das administrações municipais. “Metade dos servidores públicos do país encontra-se nos municípios. O Gespública tem que caminhar em direção aos municípios, destacou.

O diretor do Departamento de Programas de Gestão do Ministério do Planejamento, Bruno Palvarini, disse que “os núcleos do Gespública são os maiores representantes dos casos de sucesso do programa na sociedade. Mas, ele julga que é preciso articular melhor a comunicação entre os núcleos para que as melhorias sejam disseminadas. “Precisamos combinar o jogo, ilustrou.

Também para Valmir Dantas, gerente da Rede Nacional de Gestão Pública, que reúne cerca de 20 mil voluntários em todo o país, é importante “conversar melhor internamente.

A esse respeito ele lembrou que a comunicação será um elo prioritário na relação com os núcleos, com os voluntários e com as organizações participantes do Gespública daqui para frente. “Isso se dará a partir da utilização do Portal de Gestão Pública, anunciou Dantas, ao acrescentar que o recurso da internet será fundamental para essa aproximação.

No encontro em andamento estão sendo tratadas as funcionalidades do novo Portal que já está no ar, no endereço www.gespública.gov.br  e a nova Rede Nacional da Gestão Pública, que congregará, em nível nacional, todos os interessados na melhoria do setor público. Também serão discutidos o financiamento do programa, a estruturação de um projeto nacional de capacitação, a melhor disseminação das ferramentas gerenciais e o apoio às Centrais de Atendimento Integrado, entre outros temas.

Para o encerramento do Encontro Nacional dos Núcleos do Gespública, na quinta-feira (29), está prevista a participação de dirigentes de entidades parceiras como o Movimento Brasil Competitivo (MBC), Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), Fórum de Programas de Qualidade, Produtividade e Competitividade (Fórum QPC), Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e o Movimento GeraAção, também voltado para a temática da qualidade.