Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Novo sistema de compras governamentais é debatido em seminário

Notícias

Novo sistema de compras governamentais é debatido em seminário

publicado:  07/04/2015 15h24, última modificação:  07/04/2015 15h24

Brasília, 14/9/2011 – A nova sistemática de compras adotada pelo governo federal – pregões eletrônicos para registro nacional de preços – começou a ser debatida hoje em Brasília, com o foco voltado para o setor Educação.

A abertura do seminário Gestão de Compras Governamentais – a Experiência da Educação contou com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff; da ministra do Planejamento, Miriam Belchior; e do ministro da Educação, Fernando Haddad.


Foto: Luciano Ribeiro/Divulgação

A solenidade, no Hotel Royal Tulip, foi precedida de visita à exposição dos produtos que estados e municípios podem adquirir por meio dos registros de preços nacionais, como ônibus, bicicletas e mobiliário escolares, computadores portáteis e uniformes.


Foto: Luciano Ribeiro/Divulgação

Essa nova sistemática de compras foi implantada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por intermédio de sua Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação. Nos últimos três anos, entre 2008 e 2010, permitiu uma economia global de R$ 866 milhões aos cofres públicos.


Foto: Luciano Ribeiro/Divulgação

Além disso, provocou uma redução de cerca de 18% no preço dos produtos. Na área da Educação, particularmente, levou a uma queda de 40% nos preços dos uniformes escolares adquiridos pelo governo federal, em relação aos pagos por estados e municípios que utilizam o modelo de compra tradicional.


Foto: Luciano Ribeiro/Divulgação

O processo permite, ainda, maior transparência, mais agilidade e melhor qualidade dos produtos, que são inspecionados por laboratórios credenciados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).