Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Novo Siorg começa a funcionar em abril

Notícias

Novo Siorg começa a funcionar em abril

publicado:  07/04/2015 15h23, última modificação:  07/04/2015 15h23

Brasília, 11/03/2002 - Até a primeira quinzena de abril deverá estar em funcionamento a nova versão do SIORG - Sistema de Informações Organizacionais do Governo Federal, cujos dados estão sendo integrados às informações do SIASG (serviços gerais), SIAPE (pessoal) e SIAFI (arrecadação fiscal). "O SIORG será a espinha dorsal dos sistemas estruturadores do governo federal", afirmou o Secretário-Executivo Adjunto do Ministério do Planejamento, Pedro de Farias.

O SIORG é a fonte oficial de informações sobre a estrutura do Poder Executivo - Administração Direta e Indireta, Autarquias e Fundações. O sistema possui hoje mais de 46 mil órgãos cadastrados, 25.500 titulares de órgãos localizados em mais de mil cidades, e a descrição detalhada das competências de mais de 18.500 órgãos. Através dele o cidadão pode localizar qualquer servidor público na máquina administrativa.

A implantação e o uso do sistema serão feitos através de decreto, que tornará obrigatória a publicação eletrônica de atos de estrutura via SIORG e estabelecerá a integração do SIORG com o SIAPE.

Hoje em dia o remanejamento de cargos e servidores dentro de um ministério, por exemplo, exige uma tediosa tramitação burocrática em papel, que termina com a republicação do regimento interno. O novo SIORG estará interligado à Imprensa Nacional, permitindo a tramitação eletrônica do processo de alteração da estrutura, confirmado por assinatura eletrônica, de acordo com as normas da ICP-Brasil.

O passo seguinte é a integração do SIORG ao SIDOR (autoridades) e ao SIGPLAN (informações gerenciais do Avança Brasil). Isso permitirá aos executivos do governo uma visão mais completa da máquina governamental, o que auxiliará no planejamento e no orçamento administrativo.