Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Ministra premia os vencedores do 16º Concurso de Inovação na Gestão Pública

Notícias

Ministra premia os vencedores do 16º Concurso de Inovação na Gestão Pública

publicado:  07/04/2015 15h24, última modificação:  07/04/2015 15h24

Brasília, 27/3/2012 - A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Miriam Belchior, participou, na tarde desta terça-feira (27), da premiação do 16º Concurso de Inovação na Gestão Pública. Ao cumprimentar os vencedores, Miriam Belchior disse que participa do evento pela primeira vez como ministra. Nas outras, explicou, fez parte da banca examinadora. “O concurso traz uma importante contribuição para o enfrentamento dos desafios da inovação no serviço público ao identificar exemplos e modelos para a modernização de gestão que resultam em melhores serviços para os cidadãos e mais efetividade nas políticas públicas.

Para esta edição foram selecionadas cinco áreas temáticas prioritárias para a gestão: atendimento ao cidadão; melhoria dos processos de trabalho; arranjos institucionais para coordenação e implementação de políticas públicas; gestão da informação e avaliação e monitoramento de políticas públicas. “É um incentivo para outras ações da gestão pública, além de ser um importante banco de experiências para os demais entes da federação, disse a ministra. Ela destacou o término das filas do INSS, o aperfeiçoamento na declaração do Imposto de Renda e a maneira de gerir o Bolsa Família como exemplos de gestão pública no Brasil. “As inovações focam no aperfeiçoamento da gestão pública e as iniciativas são originadas a partir de estratégias das instituições e inovações empreendidas e identificadas pelas próprias equipes de servidores.

Em 16 anos de existência, o Concurso Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) contabilizou mais de 1.537 inscrições e premiou 321 iniciativas, com 55% dos premiados concentrando-se em três áreas: atendimento ao cidadão (20%); melhorias de processos de trabalho (18%) e planejamento, gestão, orçamento e desempenho institucional (17%).

Aos seis primeiros classificados serão concedidas visitas técnicas à França, à Noruega, à Alemanha (ou a outro país com o qual a Alemanha mantém cooperação) e a países da África ou América Latina. Para a equipe classificada em 7º lugar, será concedida uma vaga no curso de Especialização em Gestão Pública da ENAP. Já as equipes classificadas do 8º ao 10º lugar receberão três vagas em um dos cursos de Desenvolvimento Gerencial da ENAP.

O regulamento para a 17ª edição do concurso será lançado em maio, na página eletrônica do ENAP.

Confira aqui os vencedores do 16º Concurso de Inovação na Gestão Pública