Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Ministério autoriza concurso para Analista de Planejamento e Orçamento

Notícias

Ministério autoriza concurso para Analista de Planejamento e Orçamento

publicado:  07/04/2015 15h24, última modificação:  07/04/2015 15h24

Brasília, 18/8/2009 – O Ministério do Planejamento autorizou a realização de concurso para o ingresso de 100 novos analistas de Planejamento e Orçamento no quadro de pessoal do próprio ministério. A permissão para lançamento de edital está fixada na Portaria nº 259, publicada nesta terça no Diário Oficial da União.

De acordo com a portaria, compete ao Planejamento baixar as normas da seleção pública no prazo de seis meses a partir de hoje. Os requisitos para a ocupação dos cargos são os de praxe: prévia autorização para as nomeações, considerando a confirmação das vagas previstas e a comprovação de recursos.

O cargo de analista de Planejamento e Orçamento é de alta complexidade dentro da administração e requer do servidor visão abrangente e integrada das funções de planejamento, orçamento e finanças na gestão pública.

O candidato aprovado para a função passará por curso de formação na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Os alunos participam de aulas expositivas, seminários, palestras, painéis, estudos e leituras dirigidas, estágios, visitas técnicas, atividades e trabalhos em grupo e individuais. As nomeações dependem da aprovação no curso de formação.

Os analistas de orçamento iniciam na Carreira de Planejamento e Orçamento sob regime de dedicação exclusiva, com vencimentos em forma de subsídio, no valor de R$ 12.413,65, segundo a Lei nº 11.890/08.

Atualmente existem 508 analistas de Planejamento e Orçamento em atividade na Administração Pública Federal.