Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Marcelo Viana participa de reunião do MBC

Notícias

Marcelo Viana participa de reunião do MBC

publicado:  07/04/2015 15h24, última modificação:  07/04/2015 15h24

Brasília, 10/11/2009 – O Secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Marcelo Viana, participou hoje, na condição de representante do ministro Paulo Bernardo, da 30ª Reunião do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC).

No evento, o secretário falou sobre a repercussão do tema gestão pública em 2009, considerado o ano nacional deste segmento por determinação do presidente Lula e marcado “por uma forte agenda no país, voltada para a disseminação dos debates sobre o assunto e a implementação de políticas de melhorias para o setor.

Marcelo Viana lembrou que o ponto alto dessa agenda foi o recente 14º Congresso Internacional do Clad (Centro Latino Americano de Administração para o Desenvolvimento), realizado no final de outubro em Salvador, com cerca de 2,2 mil participantes do Brasil e América Latina.

O secretário destacou que esse processo de mobilização em torno do aperfeiçoamento da gestão no setor público foi impulsionado pelo lançamento da Carta de Brasília em maio de 2005, com diretrizes para qualificar melhor a atividade governamental, e ganhou força com a realização do Fórum Nacional da Gestão Pública, em abril deste ano, entre outras iniciativas, contemplando parcerias importantes, inclusive com o setor privado. 

Segundo Marcelo Viana, além do quadro global competitivo, que requer um Estado regulador e uma gestão econômica consistente, a democracia exige um novo patamar de atuação dos governos que considere o cidadão como o foco da ação pública.

Observou ainda que esses novos rumos estão presentes no Programa Nacional da Gestão Pública, o GesPública, em razão da prioridade à melhoria da gestão nas organizações, mediante a mobilização de pessoas em torno do trabalho em rede e do uso de tecnologias de gestão, e no Prêmio Nacional da Gestão Pública, o PQGF, com a finalidade de identificar  e dar visibilidade ao bom atendimento em setores prioritários para a sociedade como Saúde, Saneamento, Segurança e Educação.