Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Instalado comitê gestor do Gespública

Notícias

Instalado comitê gestor do Gespública

publicado:  07/04/2015 15h23, última modificação:  07/04/2015 15h23

Brasília, 17/03/2005 - O ministro interino do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Machado, abriu nesta manhã a reunião de implantação do comitê gestor encarregado do planejamento estratégico do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), destinado à profissionalização da administração pública e a facilitar a vida do cidadão no país.


Foto: Antonio Cunha/Divulgação

O Gespública é uma fusão dos Programas da Qualidade e da Desburocratização. O novo programa e o comitê gestor foram instituídos pelo Decreto nº 5378/2005, sancionado em fevereiro pelo presidente Lula.

Nelson Machado destacou na oportunidade a relevância do trabalho do comitê, formado por um representante do Ministério do Planejamento, um representante da Casa Civil e por 15 representantes de organizações públicas. Dentre essas organizações estão ministérios, entidades como o Conselho Nacional de Secretários de Administração dos Estados Brasileiros e do Distrito Federal, além de órgãos e instituições como o Exército Brasileiro, Furnas, Eletrosul e Eletronorte.


Foto: Antonio Cunha/Divulgação
O ministro do Planejamento disse que "o Gespública é um forte instrumento da agenda da eficiência do Governo federal". Na meta do aperfeiçoamento do Estado a serviço da população e diante da intervenção verticalizada nas organizações públicas e em grandes sistemas, ressaltou a importância da existência da rede de voluntários, que definiu como "atuante no país na disseminação de melhorias na gestão".
Na reunião, os integrantes do comitê manifestaram seu entusiasmo com o novo desafio, além de citar exemplos de práticas bem sucedidas em suas áreas de atuação. Antes disso, o diretor do Departamento de Programas de Gestão do Ministério do Planejamento, Paulo Daniel Barreto Lima, fez uma exposição do conteúdo do decreto que instituiu o Gespública.

Ao final do encontro, coordenado pelo secretário de Gestão, Valter Correia da Silva, ficou definida a data de 7 de abril para a primeira reunião de trabalho do comitê gestor