Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Inscrições de concurso para gestor encerram domingo

Notícias

Inscrições de concurso para gestor encerram domingo

publicado:  07/04/2015 15h24, última modificação:  07/04/2015 15h24

Brasília, 10/7/2009 – O prazo para se inscrever no concurso público do Ministério do Planejamento para especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental termina no próximo domingo. A remuneração inicial do gestor governamental é de R$ 12.413,65, valor atualizado no último dia 1º de julho, com base na Lei 11.890/08. O ingresso dos novos gestores está previsto para ocorrer em 2010.

O candidato ao cargo deve ter formação superior sem importar a área de atuação. Estão previstas 100 vagas – todas para exercício em Brasília. A Escola de Administração Fazendária (Esaf) conduzirá o concurso.

Para participar da seleção será necessário pagar a taxa de R$ 130 a partir de cadastro no www.esaf.fazenda.gov.br Segundo registro da Esaf, até ontem (09.07) o número de inscrições chegava a 9.742.

As provas serão realizadas em Brasília (DF), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP), sendo as provas objetivas na data provável de 30 de agosto.

Já as provas discursivas serão aplicadas aproximadamente 15 dias depois da divulgação de resultados das provas objetivas, somente para quem se classificar. A fase seguinte será a de apresentação de títulos.

Para o bom desempenho do cargo, o gestor governamental deverá ter visão estratégica, global e integrada do governo e estar preparado para exercer atividades de direção ou assessoramento de alto nível de complexidade. Por esta razão, depois de aprovados, os candidatos passam por curso de formação na Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

A Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental é composta atualmente por 895 gestores distribuídos em diversos órgãos da Administração Federal (veja a tabela).