Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > IBGE libera isenção de taxa para carentes em concurso temporário

Notícias

IBGE libera isenção de taxa para carentes em concurso temporário

publicado:  07/04/2015 15h23, última modificação:  07/04/2015 15h23

Brasília, 31/7/2008 – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ligado ao Ministério do Planejamento, liberou para candidatos que comprovem falta de recursos financeiros, a isenção no pagamento de taxa de inscrição, no processo seletivo simplificado que irá contratar agentes censitários para trabalho temporário. A decisão consta em edital de retificação publicado hoje na Seção 3 do Diário Oficial da União, página 115.

Para permitir a exceção nos casos da chamada “hipossuficiência financeira” e orientar os candidatos, o novo edital acrescenta vários subitens ao item 4.66 do Edital nº 1/2008, publicado no começo do mês de julho.

Fará jus à isenção no pagamento da inscrição o candidato que estiver desempregado e comprove essa condição por meio da carteira de trabalho, não estiver recebendo seguro-desemprego e ateste não estar exercendo qualquer atividade remunerada ainda que informal. Outra situação possível diz respeito à renda familiar ser inferior a dois salários mínimos.

As inscrições para o processo seletivo – no valor de R$ 14,50 – estão em andamento desde o dia 22 de julho até o próximo dia 13 de agosto.

A seleção prevê 700 vagas para agente censitário, que exige escolaridade de nível médio. A remuneração mensal será de R$ 600,00.

Os trabalhadores temporários realizarão atividades preparatórias, de apoio ao Censo Demográfico. Serão operações de campo relacionadas à atualização de mapas e cadastros.

Mais informações podem ser obtidas junto à CONSULPLAN, empresa organizadora do concurso, no endereço www.consulplan.net ou nas agências dos Correios em todo o Brasil.