Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Governo divulga resultados do Pnage

Notícias

Governo divulga resultados do Pnage

publicado:  07/04/2015 15h24, última modificação:  07/04/2015 15h24

Brasília, 1/8/2012 – Nesta quinta e sexta-feira, o governo federal apresentará os resultados do Pnage (Programa Nacional de Apoio a Modernização da Gestão e do Planejamento dos Estados Brasileiros e do Distrito Federal). A apresentação será realizada durante o Fórum do Conselho dos Secretários de Estado de Planejamento (Conseplan), em Barreirinhas (MA).

O Pnage já investiu R$ 126 milhões em melhorias na gestão pública. Os recursos foram investidos no desenvolvimento e implantação de sistemas de gestão de recursos humanos, planejamento integrado e regionalizado, monitoramento e avaliação de ações do Plano Plurianual (PPA). Os sistemas de atendimento integrado aos cidadãos, gerenciamento de documentos, compras, materiais, perícias médicas e avaliação de desempenho, foram aperfeiçoados. Em paralelo, se realizou capacitação de servidores.

Entre os investimentos, estão também compras de Softwares e equipamentos de TI, multimídia, fotográficos, sonorização, avaliação ambiental, climatização, mobiliário, reformas nas instalações físicas para treinamento de atendimento integrado ao cidadão, em ambientes de perícias médicas e de trabalho em geral.

O que é o Pnage

Um programa do governo federal, coordenado pelo Ministério do Planejamento, criado com o objetivo de promover melhoria do gasto público, modernização da área de recursos humanos e simplificação da burocracia nos serviços oferecidos à sociedade pelo setor público estadual e do DF. Tem vigência até maio de 2013. 

Como funciona

Para financiar o programa, o Ministério do Planejamento repassa aos Estados e ao DF, por meio de transferência voluntária, recursos contratados junto ao BID, tendo a Caixa Econômica Federal como interveniente nos contratos de repasses.

A responsabilidade pela coordenação nacional do programa é do Departamento de Inovação e Melhoria da Gestão (Denov), unidade da Secretaria de Gestão Pública (Segep) do Ministério do Planejamento.

Além de cuidar das atividades de coordenação e gerência, a direção nacional do Pnage realiza visitas in loco de monitoramento e orientação às Unidades de Coordenações Estaduais (UCEs). Para discussões sobre o andamento do programa, também são realizadas reuniões periódicas do Comitê Técnico Consultivo (CTC/Pnage), nas quais participam representantes de todos os 26 Estados, do DF e da CAIXA.