Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Governo capacita servidores em gestão por resultados

Notícias

Governo capacita servidores em gestão por resultados

publicado:  07/04/2015 15h23, última modificação:  07/04/2015 15h23

Brasília, 11/11/2008 - Representantes dos ministérios centrais e setoriais, ocupantes de média e alta gerência e seus assessores, irão receber capacitação de especialistas nacionais e estrangeiros sobre conceitos, experiências e práticas de gestão por resultados. O conhecimento será repassado no período de 11 a 21 de novembro, durante o curso “Gestão por Resultados para a Efetividade do Desenvolvimento no Brasil.

 

A capacitação é oferecida no âmbito Programa de Estratégia e Plano de Ação para a Efetividade do Desenvolvimento no Brasil (Prodev), projeto de cooperação internacional com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) executado pela Secretaria de Gestão. O curso foi formulado em conjunto com a Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos e com a Secretaria de Orçamento Federal, ligadas ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

 

Dentre os temas abordados na programação do curso constam: Gestão por Resultados - bases para um governo efetivo; Gestão Estratégia na Administração Pública Brasileira; Formulação, Articulação, Coordenação e Descentralização de Políticas Públicas; Gestão de Programas e Projetos, Indicadores e Sistemas de Informação; Contratualização de Resultados; Planejamento Estratégico, Planejamento de Longo Prazo e Gestão do Plano Plurianual; Monitoramento Intensivo e Avaliação; Orçamento para Resultados, Eficiência na Alocação Orçamentária e Qualidade do Gasto; dentre outros a serem propostos, sempre com foco em resultados e na análise da situação nacional atual.

 

A Programação incluirá apresentações de representantes do BID, do Governo Federal, palestras de especialistas nacionais e estrangeiros nos temas propostos e trabalhos em grupo, visando à analise da aplicabilidade dos conceitos e experiências apresentadas ao Governo Federal.

 

O curso de capacitação ocorrerá em sua maior parte na sede do Ministério do Planejamento, com a realização de algumas das suas atividades no Centro de Capacitação e Desenvolvimento da Presidência da República (CECAD/PR).

 

PRODEV - É um projeto de cooperação internacional utilizado por países da América Latina e Caribe, do qual o Brasil participa desde 2007. Por meio do programa são doados recursos para a elaboração de estudos, diagnósticos e planos de ação sobre gestão por resultados. Na experiência brasileira, com viés federativo, a situação da gestão no país é levantada nos três níveis de governo: federal, estadual e municipal.

 

Dessa forma, as ações do Prodev se articulam com outras iniciativas voltadas para a melhoria da gestão nos três níveis de governo, incluindo programas como o Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão e do Planejamento dos Estados Brasileiros e do Distrito Federal (Pnage), o Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados e Municípios Brasileiros (Promoex ) e o Projeto Brasil Municípios.