Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Gespública será aplicado em São Paulo

Notícias

Gespública será aplicado em São Paulo

publicado:  07/04/2015 15h23, última modificação:  07/04/2015 15h23

Brasília, 21/6/2007 – Organizações públicas estaduais e municipais paulistas e a totalidade das 36 subprefeituras do município de São Paulo vão fazer parte de uma agenda de atendimento imediato do Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização (Gespública).

A finalidade dessa capacitação junto ao governo federal será exercitar a melhoria contínua dos serviços públicos prestados ao cidadão, que inclui auto-avaliação da gestão, simplificação administrativa e gestão do atendimento.

O Gespública – com articulação com todas as esferas de governo nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário – é desenvolvido no âmbito da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento (Seges), órgão responsável pela modernização da gestão na Administração Pública Federal.

O programa preconiza a descentralização das decisões e a eliminação da burocracia excessiva em processos e rotinas, procurando otimizar a relação entre o Estado e a Sociedade. Além disso, destaca que a estruturação da atividade do setor público irá resultar na melhoria da competitividade do país.

Com o apoio e incentivo do ministro do Planejamento Paulo Bernardo, o programa desenvolve em 2007 uma agenda nacional de mobilização por meio da realização de oficinas de capacitação em todo o país.

O conhecimento da metodologia – nas modalidades de auto-avaliação da gestão, simplificação organizacional, carta de serviços ao cidadão e Instrumento Padrão de Pesquisa de Satisfação (IPPS) – é disseminado por multiplicadores voluntários. Essas tecnologias de gestão já foram implantadas nos Estados de Tocantins, Paraná, Roraima, Amapá, Goiás, Rondônia, Rio de Janeiro e agora chegam a São Paulo.

Os órgãos e instituições do setor público paulista foram mobilizados pela coordenação executiva do núcleo do Gespública no Estado de São Paulo, ancorado na Superintendência Federal da Agricultura (MAPA).

No mês de junho foi concluída em São Paulo a capacitação de uma primeira turma de multiplicadores voluntários que passam a integrar a Rede Nacional de Gestão Pública.

A oficina mais recente, realizada de 12 a 15 deste mês, contou com representantes da Prefeitura Municipal de São Paulo, Ministério do Trabalho (DRT/SP), Exército (Comando do Sudeste e Comando 2º RM), Secretaria Estadual da Saúde, Hospital das Clínicas da USP, Hospital do Servidor Público, Secretaria Estadual de Gestão Pública, Secretaria Estadual de Assistência Social, Superintendência Federal da Agricultura (MAPA), Secretaria Estadual de Economia e Planejamento, FSP/USP, Fundação de Desenvolvimento Administrativo do Estado de São Paulo (Fundap) e Prefeitura Municipal de Limeira.