Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Gespública reestrutura núcleos por videoconferência

Notícias

Gespública reestrutura núcleos por videoconferência

publicado:  07/04/2015 15h23, última modificação:  07/04/2015 15h23

Brasília,10/5/2006 - O Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) está utilizando teleconferências para comunicar-se com representantes nos Estados. O instrumento vem sendo usado para agilizar a reestruturação dos núcleos estaduais, além de economizar custos.

As videoconferências são conduzidas pelo gerente Executivo do Programa, Paulo Daniel Lima, e têm a vantagem de facilitar o contato dos integrantes dos núcleos com a equipe do Ministério do Planejamento, em Brasília.

Os 26 Comitês Estaduais são remanescentes de programas como Qualidade e Desburocratização e, por isso, serão todos reformulados. O Gespública, instituído pelo Governo Federal em fevereiro de 2005, é a fusão dos programas citados.

Os núcleos de apoio nos Estados devem consolidar as medidas preconizadas pelo Programa e, entre outras atribuições, mobilizar órgãos e entidades do setor público para uma gestão por resultados, favoráveis à sociedade.

Cada núcleo deverá ser composto por uma organização-âncora e um comitê-gestor com coordenadores de áreas como: avaliação e melhoria continuada da gestão, desburocratização e gestão do atendimento.

Depois de reestruturados, os núcleos serão homologados pelo Comitê Gestor do Gespública, composto por representantes de 17 organizações governamentais. Já foram homologados os núcleos do Rio Grande do Norte e Maranhão e reestruturados os núcleos do Piauí, Paraíba, Pernambuco, Bahia e São Paulo. Nas próximas etapas do trabalho de reestruturação as videoconferências estarão direcionadas para os Estados de Sergipe, Amapá e Rondônia.

O Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização também está presente de modo setorial nos Ministérios da Saúde e Cidades. Os comitês setoriais foram criados por portaria no final do ano passado.