Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Eurobrasil 2000 promove seminário sobre cooperação federativa

Notícias

Eurobrasil 2000 promove seminário sobre cooperação federativa

publicado:  07/04/2015 14h51, última modificação:  07/04/2015 15h23

Brasília, 13/3/2007 – O modo convergente como a União Européia implementa políticas públicas em seus Estados-Membros será conhecido no seminário “Concertação para o Desenvolvimento: Lições Européias para o Brasil”.

O evento será na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), entre os dias 21 e 22, por iniciativa Projeto EuroBrasil 2000 em parceria com a Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI) do MP.

O tema sobre cooperação será conduzido pela ex-ministra do Trabalho de Portugal, Maria João Rodrigues, Doutora em Economia pela Universidade de Lisboa e Conselheira Especial da Comissão Européia.

De acordo com o Secretário Adjunto da SPI, Denis Sant′Anna, o encontro deverá propor aos participantes uma reflexão sobre a importância de integrar ações de governo para a construção de uma agenda do desenvolvimento nacional, em moldes similares ao que é feito na Europa.

Para ele, a experiência européia poderá contribuir com o atual momento brasileiro em que governo lança bases para uma relação renovada entre União, Estados e Municípios, para uma articulação de esforços sem a qual problemas complexos e de grande expectativa da sociedade, como violência urbana, desigualdade social e preservação do meio ambiente, não terão como ser resolvidos.

No seminário será apresentado o processo de formulação da estratégia de desenvolvimento de longo prazo conhecida como “Agenda de Lisboa”, que a União Européia vem desenvolvendo desde o ano 2000, bem como os instrumentos empregados na execução dessa agenda unificada de políticas entre os entes federativos europeus, com ênfase para o “Método Aberto de Coordenação”, um processo de aprendizagem cumulativa entre atores políticos para o enfrentamento dos desafios comuns ao desenvolvimento de uma forma coordenada, respeitadas as diversidades existentes.