Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Entrevista com Eva Chiavon, presidenta do Conselho Deliberativo da Funpresp-Exe

Notícias

Entrevista com Eva Chiavon, presidenta do Conselho Deliberativo da Funpresp-Exe

publicado:  07/04/2015 15h24, última modificação:  07/04/2015 15h24

Brasília, 30/11/2012 - Nesta sexta-feira (30), tomou posse o Conselho Deliberativo da Funpresp-Exe. A secretária-executiva do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Eva Chiavon é a presidenta do Conselho. Em entrevista, ela fala sobre a importância da criação do novo fundo. Confira abaixo:


 Foto: Luciano Ribeiro/Divulgação

Qual é a importância da instituição do Fundo de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) para a previdência brasileira?

A Funpresp-Exe é um projeto de Estado, é um projeto de Nação. A instituição do fundo é um momento histórico para o país, pois vai estancar o déficit da previdência dos servidores, possibilitando a reversão desta situação no longo prazo.

A Funpresp-Exe concretiza um projeto iniciado em 2003 com a autorização pela Constituição do regime de Previdência Complementar para os Servidores Públicos. E, sobretudo, passa a dar tratamento isonômico a servidores do setor público e aos trabalhadores da esfera privada no que diz respeito à previdência.

O que o Funpresp-Exe traz de modernização para o sistema previdenciário do Brasil?

O Brasil tem o oitavo maior sistema de previdência complementar do mundo. Com a Funpresp-Exe será dado mais um passo para a consolidação do sistema. Nos Estados Unidos a previdência complementar representa mais de 60% do PIB; no Japão 72% e na Inglaterra 80%. É uma tendência mundial.

Atualmente, com o déficit de previdência e com o envelhecimento da população – em 5 anos, 40% da força de trabalho do serviço público federal estará em condições de se aposentar –, a tendência do déficit previdenciário seria aumentar; e a Funpresp-Exe foi criado para reverter este processo.

A Funpresp-Exe chega também para dar mais transparência, controle e previsibilidade aos gastos com a Previdência Pública. A ideia é reduzir os riscos e permitir melhor gestão dos recursos públicos.

A fundação também será uma nova investidora institucional, capaz de fortalecer o mercado de investimentos e possibilitará a expansão do financiamento do desenvolvimento econômico e social.

O que os servidores podem esperar do Funpresp?

A Funpresp-Exe traz garantia, segurança e proteção para o futuro dos novos servidores públicos. Chega para solucionar os problemas previdenciários para as próximas gerações de servidores.

O novo sistema traz características muito mais vantajosas para os servidores, que agora poderão portar sua poupança previdenciária caso migrem para outro fundo e terão autonomia para acompanhar a gestão dos recursos que garantirão sua aposentadoria.