Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Encontro discute agenda de trabalho dos núcleos da rede GesPública

Notícias

Encontro discute agenda de trabalho dos núcleos da rede GesPública

publicado:  07/04/2015 15h24, última modificação:  07/04/2015 15h24

Brasília, 24/6/2010 – Por iniciativa da Secretaria de Gestão (Seges), foi realizada hoje, na sede do Ministério do Planejamento reunião com representantes dos núcleos da rede GesPública. Os núcleos são responsáveis pela articulação de organizações públicas de todas as esferas e poderes instaladas no país, visando a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e o aumento da competitividade do País. O encontro teve a finalidade de delinear estratégias de atuação para o próximo semestre.

De acordo com o diretor do Departamento de Programas de Gestão, Bruno Palvarini, as unidades estaduais do GesPública deverão intensificar no período iniciativas voltadas ao atendimento ao cidadão, à avaliação de desempenho e à comunicação de resultados.

Uma das metas acertadas com os coordenadores estaduais será implementar Cartas de Serviços em 100% das instituições do Executivo Federal que atendem ao público nas localidades. “Os núcleos e os servidores que os compõem possuem conhecimento e experiência fundamentais para o cumprimento dos compromissos com a melhoria dos serviços públicos previstos no Decreto 6.932, diz Palvarini. Para contribuir nesse processo, os representantes dos núcleos farão parte das primeiras turmas do ensino a distância em Cartas de Serviço, disponível no Portal GesPública a partir de julho.

Pensando na sustentabilidade do GesPública, nas condições para garantir a adaptabilidade do programa e nas novas estratégias que surgirem, os núcleos participarão do trabalho de integração das ferramentas de gestão pública  disponíveis no portal. “Nossas ferramentas são naturalmente complementares e essa lógica precisa estar explícita para quem as usa, explica Palvarini.

Também ficou acertado no encontro que o GesPública aprofundará a aproximação com outros programas coordenados pela Secretaria de Gestão e que têm como alvo os Estados e Municípios, entre eles Pnage, Promoex e Brasil Municípios, visando um maior compartilhamento de competências, recursos e resultados.

Segundo Palvarini, com todas essas iniciativas colocadas, “a intenção é preservar o capital de conhecimento e experiência acumulados na história do Programa GesPública, com a flexibilidade necessária para cumprirmos novos desafios.