Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Encontro debate a importância da transparência na atuação dos tribunais de contas

Notícias

Encontro debate a importância da transparência na atuação dos tribunais de contas

publicado:  07/04/2015 15h24, última modificação:  07/04/2015 15h24

Brasília, 27/8/2009 – O Instituto Ruy Barbosa (IRB) e o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso realizam hoje e amanhã o 1º Seminário de Comunicação IRB-Promoex, tendo como tema central a construção da imagem dos Tribunais de Contas (TCs) dentro dos princípios da efetividade e da transparência.

O evento, que conta com o apoio da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, tem o objetivo de reforçar a importância do papel dos tribunais de contas na prestação de serviços à sociedade. Além disso, reflete a preocupação das instituições encarregadas do controle externo da administração pública brasileira de se tornarem mais próximas da população ao serem reconhecidas pelos resultados efetivos de sua atuação.

A melhoria da percepção das instituições e dos grupos sociais sobre a contribuição dos  TCs para uma transparente e regular gestão dos recursos públicos é uma das metas do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros (Promoex), coordenado pelo Ministério do Planejamento.

O seminário está sendo transmitido ao vivo pelo site www.tce.mt.gov.br. Pessoas de todo Brasil podem acompanhar os painéis, debates e palestras envolvendo profissionais renomados na esfera do controle externo com foco na comunicação.
 
O ministro substituto do Tribunal de Contas da União, Marcos Benquerer Costa, na abertura do evento apresentou palestra com o tema “A efetividade do controle externo: comunicação depende de atitudes.
 
Também participam como palestrantes o presidente do Instituto Rui Barbosa e conselheiro do Tribunal de Contas de Santa Catarina, Salomão Ribas, e o conselheiro Valter Albano, do TC de Mato Grosso.