Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > ENAP premia experiências inovadoras

Notícias

ENAP premia experiências inovadoras

publicado:  07/04/2015 15h23, última modificação:  07/04/2015 15h23

 

 

 




 
   

Gestão
ENAP PREMIA EXPERIÊNCIAS INOVADORAS

Brasília, 16/03/2005 - O ministro interino do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Machado, fará a entrega nesta segunda-feira, 21.03, às 14 horas, dos prêmios aos órgãos e entidades do Poder Executivo que se destacaram em 2004 por suas práticas gerenciais inovadoras. É a 9ª edição do Concurso Inovações na Gestão Pública, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) em ação articulada com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e apoio das Embaixadas da França e da Espanha.

A premiação dará reconhecimento às melhorias promovidas por oito instituições brasileiras no contexto da prestação de serviços de interesse público.

Os premiados de 2004 são: Hospital das Clínicas de Porto Alegre/RS (com duas experiências destacadas, pesquisa e compras), Ministério das Comunicações (área de governo eletrônico), Presidência da República (sistemas de capacitação), Radiobrás (gestão de pessoas), BACEN (custos e informações gerenciais), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (radar comercial) e Ministério dos Transportes (sistema de controle e arrecadação).

A entrega do prêmio será no auditório da ENAP, em Brasília, durante um workshop de apresentação das experiências vencedoras, divulgação do livro com as práticas escolhidas e lançamento da edição de número dez do concurso.

Novidades - Entre as práticas modernas selecionadas estão as do Hospital das Clínicas, no Rio Grande do Sul. O hospital mereceu destaque pela gestão da pesquisa por meio de laboratórios compartilhados. O HCPA, por ser um hospital de ensino, tem a pesquisa inserida no seu cotidiano e nele também as dificuldades que surgem para a realização de projetos. Por essa razão o grupo que coordena os trabalhos de pesquisa do hospital criou uma infra-estrutura para o setor, o modelo de laboratórios compartilhados e temáticos. Resultados: redução da duplicidade de investimentos com a mesma finalidade, uso racional do espaço físico e de equipamentos, desvinculação da pesquisa da rotina assistencial, local próprio para projetos de pesquisa com animais. Dividendos: projetos multidisciplinares na instituição.

Na parte de compras o hospital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), deu um salto de excelência com o uso do pregão presencial. Voltado para o sistema público de saúde o hospital trabalha com um amplo leque de insumos de alta tecnologia. A nova prática redefiniu processos: a ação inovadora ampliou condições de negociação e a participação de usuários. Também padronizou o material consumido e fortaleceu decisões. Foram importantes no caminho percorrido, requisitos como qualidade e preço, informações de apoio a cada decisão, reuniões com usuários e fornecedores, análise de mercado, definição do melhor procedimento de compra. Além do ambiente integrado as metas cumpridas geraram ganhos de economia e tempo.

Foco na cidadania - O Concurso Inovações na Gestão Pública Federal teve início em 1996 a partir de uma parceria entre a ENAP e o antigo Ministério da Administração e Reforma do Estado (MARE). O objetivo, de lá para cá, tem sido reconhecer o trabalho no âmbito público, onde inovar provoque o crescimento de nações, regiões, setores, organizações e instituições, observada sempre a promoção da cidadania.

O 9º Concurso recebeu 24 projetos, sendo 22 selecionados e oito premiados. As primeiras colocações ganharão viagens de visita técnica à Espanha e França.