Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > ENAP divulga experiências vencedoras do Concurso Inovação

Notícias

ENAP divulga experiências vencedoras do Concurso Inovação

publicado:  07/04/2015 15h23, última modificação:  07/04/2015 15h23

Brasília, 17/03/2008 – A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) divulga nesta quarta-feira 19/3 as 10 melhores iniciativas em gestão pública do 12º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, anunciadas por ordem de classificação. Além de apresentar as experiências e o livro com o relato das iniciativas premiadas de 2007, fará o lançamento do seu 13º concurso, desenvolvido em parceria com o Ministério do Planejamento.

A premiação visa estimular a disseminação de soluções inovadoras desenvolvidas há pelo menos um ano em organizações do governo federal, com o objetivo de aumentar a governança das políticas públicas. Dentro dessa meta conta com o apoio da Embaixada da França e da Cooperação Espanhola.

O 12º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal recebeu 132 inscrições, das quais 117 válidas. O Comitê Julgador, composto por 24 avaliadores, após análise dos relatos escolheu 20 práticas para serem visitadas. Dez especialistas do Comitê Técnico foram conhecer in loco as experiências e elaboraram um relatório para análise do Comitê Julgador, que se reuniu novamente e definiu as 10 vencedoras.

A novidade da edição 2007 é a inclusão de um novo prêmio: Destaque de gestão de políticas públicas de inclusão social. O prêmio, patrocinado pela Cooperação Espanhola, tem o objetivo de incentivar iniciativas inovadoras que promovam processos de inclusão social de grupos que vivem em situação de extrema vulnerabilidade.

Desde a sua criação, em 1996, o Concurso Inovação já recebeu 1030 inscrições válidas, tendo premiado 281 iniciativas, procedentes dos mais diversos órgãos da Administração Pública Federal.

Iniciativas Premiadas - As 10 iniciativas inovadoras escolhidas listadas por ordem alfabética são as seguintes,: Caixas Receptoras de Correspondências confeccionadas com Material Reciclável, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT; Cartão do Cidadão, da Caixa Econômica Federal – CEF; Censo Previdenciário: soluções inovadoras para atualização cadastral, do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS; Coleta de Dados por Computadores de Mão para Censos de Proporções Continentais, da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE; Minibibliotecas da EMBRAPA, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA; Nossa Várzea - Cidadania e Sustentabilidade na Amazônia Brasileira, da Secretaria do Patrimônio da União – SPU; Portal da Transparência, da Controladoria-Geral da União – CGU; Processos de Qualificação do Cadastro Único de Políticas Sociais de Governo, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS; Sistema de Monitoramento do Mercado de Terras – SMMT, do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA; Sistema de Pré-qualificação de Marcas e Produtos Médico-Hospitalares, do Instituto Nacional de Câncer – INCA.

Os vencedores serão premiados com: visita técnica à França, para o primeiro colocado; vaga no Curso de Especialização em Gestão Pública da ENAP, para o segundo colocado; vagas em Curso de Desenvolvimento Gerencial, para os premiados da terceira à décima colocação; e visita técnica à Espanha para o Prêmio Destaque Gestão de Políticas Públicas de Inclusão Social.