Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > ENAP comemora 20 anos do primeiro curso formação de gestores

Notícias

ENAP comemora 20 anos do primeiro curso formação de gestores

publicado:  07/04/2015 15h23, última modificação:  07/04/2015 15h23

Brasília, 8/8/2008 A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) comemora na segunda-feira (11/8) os 20 anos do curso de formação dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), primeiro curso da carreira realizado pela instituição.

A solenidade, com o apoio do Ministério do Planejamento e da Associação Nacional dos Especialistas

em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), ocorrerá a partir das 16h no auditório da entidade, mesmo local da aula inaugural de 11 de agosto de 1988.

Além de festejar a data, considerada um marco para a administração pública federal, o evento servirá para promover reflexão sobre a importância das ações de capacitação no processo de profissionalização do Estado brasileiro.

A passagem dos 20 anos da aula inaugural do curso de Políticas Públicas e Gestão Governamental representa uma ocasião histórica também para a ENAP que, além das atividades de formação, oferece hoje diversos cursos em desenvolvimento gerencial, especializações, atividades de pesquisa e de disseminação de conhecimentos em gestão pública.

A programação terá início com a aula do professor, pesquisador e cientista político da Fundação Getúlio Vargas (SP) Fernando Abrucio. Integrarão a mesa de cerimônia representantes do Ministério do Planejamento, do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, da ENAP e da ANESP.

A Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, criada pela Lei nº 7.834/89, conta atualmente com 794 especialistas (de 12 turmas diferentes) em atividade nos órgãos e entidades da administração pública direta, autárquica e fundacional.

Esse quantitativo deverá aumentar com o ingresso de 60 novos especialistas aprovados em concurso público em andamento, com segunda etapa (curso de formação) prevista para outubro deste ano na ENAP.