Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Enap anuncia na terça-feira os vencedores do 17º Concurso Inovação

Notícias

Enap anuncia na terça-feira os vencedores do 17º Concurso Inovação

publicado:  07/04/2015 18h24, última modificação:  07/04/2015 18h24

Premiação será realizada no auditório do Ministério do Planejamento, a partir das 14h, com a presença de autoridades do Governo Federal

Brasília, 22/3/2013 - O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizam na próxima terça-feira (26) a solenidade de premiação do 17º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. Serão anunciadas as 10 iniciativas vencedoras e lançada a 18ª edição do concurso. A cerimônia está marcada para as 14h, no auditório do MP, com  presença de diversas autoridades do Governo Federal.

O concurso recebeu 74 inscrições válidas, distribuídas em sete áreas temáticas. Entres os prêmios a serem distribuídos, estão visitas técnicas à França, Alemanha, Noruega, Nova Zelândia e  países da África ou da América Latina. Serão ofertadas também, vagas em cursos da Enap, condicionadas à aprovação em processo seletivo.

Ao longo de 17 anos, o Concurso Inovação tem cumprido seu objetivo de estimular a implementação de iniciativas inovadoras de gestão em organizações federais, disseminando-as e valorizando os servidores públicos que atuam de forma criativa em suas atividades. Nesse período, foram premiadas 321 de um total de 1.611 práticas inscritas.

A iniciativa é uma parceria entre a Enap e o ministério do Planejamento. As premiações do concurso contam com o apoio das embaixadas da França, da Noruega e da Nova Zelândia; da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ); e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

AS ESCOLHIDAS

As 10 ações escolhidas, ainda sem a ordem de premiação, estão agrupadas em cinco áreas temáticas. Em Arranjos Institucionais para Coordenação e/ou Implementação de Políticas Públicas, estão  Compromisso nacional para aperfeiçoar as condições de trabalho na cana-de-açúcar, da Secretaria-Geral da Presidência da República; e Termo de Ajuste Sanitário (TAS), do Ministério da Saúde.

Na categoria Atendimento ao Cidadão, encontra-se a iniciativa Teleassistência em rede para regiões remotas: melhorando o acesso da população à atenção especializada em saúde, da Universidade Federal de Minas Gerais. Em Gestão da Informação, ficaram as práticas inovadoras Projeto porto sem papel, da Secretaria de Portos da Presidência da República; Modelo de gestão do ambiente de TI aplicado ao IBGE, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); e Sistema de gestão de convênios e contratos de repasse (Siconv), um novo paradigma nas transferências voluntárias da União, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Na área Melhoria dos Processos de Trabalho, estão Visita virtual e videoconferência judicial, do Ministério da Justiça; Sistema de emissão e controle de autorização de vôo (Siavanac), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); e Almoxarifado virtual: uma proposta de sustentabilidade por contratação de gerenciamento de meios, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Por fim, em Planejamento, Orçamento Gestão e Desempenho Institucional", está o Eco Universidade: plano pmbiental para uma universidade socioambientalmente correta, da Universidade Federal de Lavras (MG).

Para mais informações sobre 17º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal clique aqui