Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Crea do Espírito Santo adere ao GesPública

Notícias

Crea do Espírito Santo adere ao GesPública

publicado:  07/04/2015 15h24, última modificação:  07/04/2015 15h24

Brasília, 27/12/2010 – No último dia 20, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Espírito Santo (Crea-ES) assinou termo de adesão ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública), desenvolvido pela Secretaria de Gestão (Seges) do Ministério do Planejamento.

A parceria irá possibilitar o acesso gratuito a ferramentas de gestão, como a Carta de Serviços ao Cidadão, o Instrumento Padrão de Pesquisa de Satisfação, o Guia de Gestão de Processos, o Guia para a Construção de Indicadores de Desempenho e os Instrumentos de Avaliação da Gestão oferecidos pelo programa.

Vinculado ao Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), o Crea-ES é responsável por fiscalizar o exercício das profissões que abrange na esfera estadual. Além das atribuições que normalmente desenvolve, a entidade se destaca na área da responsabilidade social, em iniciativas como o Programa de Engenharia e Arquitetura Social. Também está engajada em temas como a garantia da acessibilidade, cuidados com o meio ambiente e o movimento em favor da implantação de ciclovias.

Com a adesão formal ao GesPública, o conselho capixaba espera aumentar a eficiência administrativa e a qualidade dos serviços prestados ao cidadão. A certificação junto ao GesPública está associada ao desenvolvimento de melhorias como a uniformização dos procedimentos operacionais no atendimento e prestação de serviços ao público e a ampliação do menu de serviços. A meta do Crea-ES é o aprimoramento do atual estágio de qualidade da instituição, da visibilidade e transparência perante a sociedade e do reconhecimento dos seus usuários.

Desde 2009, decretado pelo Governo Federal como Ano Nacional da Gestão Pública, o GesPública teve sua presença ampliada no país, ganhando a adesão de Municípios e Estados e também de empresas e organizações do terceiro setor.