Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Conselho Regional de Química migra processos em papel para meio eletrônico

Notícias

Conselho Regional de Química migra processos em papel para meio eletrônico

Com a mudança, haverá redução no uso de papel e menos burocracia nas rotinas de trabalho

publicado:  22/03/2016 15h31, última modificação:  22/03/2016 15h33

A tramitação de processos no Conselho Regional de Química do Mato Grosso do Sul (CRQ/MS) passará a ser 100% eletrônica neste ano. A iniciativa é fruto de uma cooperação técnica firmada com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, na segunda-feira (21), para utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

“O Sistema melhora a qualidade do gasto porque reduz o uso de papel, desburocratiza a rotina de trabalho e dá transparência à tramitação dos processos”, ressaltou Patricia Costa, secretária adjunta de Gestão do Ministério do Planejamento. O CRQ/MS é o primeiro conselho regional de classe a aderir ao sistema. Está previsto que a ferramenta seja implantada no mês de setembro.

Desde em 2014, quando o sistema foi implantado no governo federal, 22 órgãos e entidades do Executivo Federal utilizam o SEI e outras 119 instituições já manifestaram interesse em aderir.

O SEI é uma das três ações no âmbito do Processo Eletrônico Nacional (PEN), coordenado pelo Ministério do Planejamento. Desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), a solução é cedida gratuitamente para os órgãos públicos do Executivo Federal e permite transferir toda a gestão de documentos e processos eletrônicos administrativos para um ambiente virtual. Com esse sistema, a tramitação de expedientes, desde a criação, edição, assinatura, até o armazenamento, é totalmente realizada em meio eletrônico.