Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Conselho Federal de Economia adota metodologia do GESPÚBLICA

Notícias

Conselho Federal de Economia adota metodologia do GESPÚBLICA

publicado:  07/04/2015 15h23, última modificação:  07/04/2015 15h23

Brasília, 23/10/2006 - O Conselho Federal de Economia realizou parceria com o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GESPÚBLICA). A cooperação técnica com o Programa coordenado pelo Ministério do Planejamento tem o objetivo de dinamizar a atuação dos conselhos regionais (CORECONs) instalados em todo o Brasil.

Na gestão pelo padrão "GESPÚBLICA", o Conselho Federal de Economia pretende: qualificar a força de trabalho, melhorar o patamar de desempenho da gestão dos CORECONs e consolidar o sistema de avaliação contínua na rotina de processos e procedimentos em todas as suas unidades.

O apoio técnico dos instrutores do GESPÚBLICA foi anunciado formalmente no dia 20 deste mês, em reunião na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. No encontro ficou estabelecido que as primeiras iniciativas de atendimento aos órgãos regionais do Conselho Federal de Economia serão realizadas por núcleos estaduais do GESPÚBLICA. Na primeira fase de implantação do GESPÙBLICA será priorizada a capacitação em auto-avaliação.

O Conselho Federal de Economia (COFECON), com sede em Brasília, estabelece diversas formas de relacionamento e cooperação com o Poder Público, entidades de ensino e pesquisa e organizações classistas. Atua na defesa de interesses coletivos e individuais, sendo considerado instrumento de proteção da sociedade.

Os Conselhos Regionais têm como atribuições estabelecer normas, regular e fiscalizar o exercício das atividades profissionais dos economistas. Estão entre as principais atividades dessa rotina, disciplinar as relações contratuais entre os usuários e os prestadores dos serviços técnicos em cada área de competência, credenciar profissionais e empresas a atuarem no mercado, delimitar o alcance dos trabalhos e respaldar o exercício das competências.

Atuar conforme a metodologia do GESPÚBLICA deverá significar para a instituição participante o compromisso do aperfeiçoamento contínuo e a conduta gerencial focada em resultados para o cidadão